terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Assassinato por morte


O filme Assassinato por morte é uma comédia que brinca com os filmes e livros policiais, trazendo toda a estrutura que conhecemos: vários suspeitos e um mordomo, mas nesse caso, podemos descartar o mordomo, pois ele é cego. Ou será que não?













O excêntrico Lionel Twain resolve desafiar os melhores detetives do mundo e os convida para uma noite de jantar e assassinato. Entre os detetives convidados está Dick Charleston, um detetive fino e educado; Sam Diamond, um detetive desconfiado de tudo e de todos; Jessica Marbles, uma senhora simpática que leva para o jantar a velhinha que um dia fora sua enfermeira; Sidney Wang, um chinês (??) vivido por Peter Sellers que leva consigo seu terceiro filho adotivo; e o guloso Milo Perrier, um francês com um assistente inglês. Junto eles terão que resolver o assassinato armado pelo anfitrião da noite, vivido por Truman Capote. O autor de À sangue frio, além de escritor, também trabalhou algumas vezes como ator.

Maggie Smith como esposa do detetive Cick Charleston. Reconhecem? Professora Minersa, de Harry Potter


O detetive que descobrir quem será assassinado e por quem, além de ganhar motivos para se gabar, levará a pequena fortuna de um milhão de doláres. Até a descoberta, muitas coisas inusitadas acontecem.

Em todo filme ou romance policial, a figura do mordomo é sempre a primeira a levar a culpa. Certo? Aqui, é errado. Temos um mordomo, mas logo o descartamos por ele ser cego!! E ainda ser o único empregado da casa. No meio do filme, surge uma cozinheira... surda e muda. Então, imagine como será o jantar dos convidados!!

Logo no começo, somos apresentados às caracterísitcas de cada detetive, o que remete às características usuais dos detetives mundialmente conhecidos, no cinema e na literatura. Sherlock Holmes e o Dr. Watson participariam da lista de personagens, mas não chegou-se a um consenso, durante as filmagens, sobre os direitos autorais dos dois personagens. No final, o roteiro dá umas alfinetadas nas brincadeiras que os romances policiais fazem com seus leitores e coloca na boca de um personagem os sentimentos dos leitores de romances policiais:

Foram tão espertos durante tanto tempo que se esqueceram de ser humildes. Aldrabaram e enganaram os seus leitores durante anos. Nos torturaram com finais surpresa que não faziam sentido. Introduziram personagens no fim, que não estavam no livro! Esconderam pistas e informação nos tornaram impossível adivinhar quem foi. Mas, agora, as coisas mudaram. Milhões de zangados leitores de livros de suspense terão agora a vingança deles.

Para quem gosta do tema (brincadeiras/paródia) e do gênero (romance policial) O livro Quem matou o livro policial? também faz um jogo de metalinguagem brincando com os livros policiais.

O filme tem bastante humor negro e muitas situações nonsense. Para quem é fã do gênero policial, o filme é um achado!


Título original: Murder by death
Diretor: Robert Moore
Ano: 1976
Duração: 94 min.
Elenco: Truman Capote, Alec Guinness, Peter Sellers, Elsa Lanchester, Peter Falk, David Niven, James Coco, Eileen Brennam, Nancy Walker, Maggie Smith, James Cromwell, Estelle Winwood, Richard Narita

PS: apesar das fotos estarem em preto e branco, o filme é colorido.




 
 
 
Segue trailer do filme:
 

6 comentários:

  1. Oh Dri...
    Eu adoro filmes policiais.
    Quero muito ficar igual a você e ver filmes antigos. Será que quando eu crescer eu vou ser assim? =)
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri,

    Adoro filmes deste estilos, mas nunca vejo filmes antigos, tenho que mudar isto.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Menina onde é q vc consegue esses filmes antigos.. tem varios q quero ver, mas não acho onde....
    Preciso agilizar isso... XD

    ResponderExcluir
  4. Parece aquele jogo onde vc tem que descobrir quem é o assassino, adorei o filme e a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Também tenho dificuldade pra encontrar filmes antigos pra alugar por aqui, o jeito é comprar pela internet :-)

    E já ouvi falar do livro, agora fiquei curiosa pra ler!

    Abç

    Ana Paula
    www.anitabacana.com

    ResponderExcluir
  6. Filme policial com mto humor, eu quero assistir! Será q eu encontro na Blockbuster?! rs.
    Bjo.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.