terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Hairspray - E éramos todos jovens

Tenho certeza que todos já ouviram falar desse filme. Seja da versão teatral ou do filme de 1988 ou do remake de 2007 com John Travolta e Zac Efron, que acredito que seja a versão mais conhecida.

A história de Hairspray - e éramos todos jovens se passa em 1963, numa época onde todos os adolescentes são loucos para participar do programa de dança do Corny Colins. Tracy (Rickiy Lake) e Penny (Leslie Ann Powers) vão participar da seleção de quem dançará na transmissão do programa e Tracy, além de escolhida, vira uma celebridade e acaba por tornar Amber, a antiga estrela do programa, em inimiga.

A história se passa quando ainda exitia segregação contra os negros. Eles não podiam participar do programa junto com os brancos, apenas no dia específico para a participação deles, sexta-feira. Quando fica famosa, Tracy acaba se tornando amiga de algumas pessoas negras e usa sua influência para participar da luta pela integração dos negros.

Além de lutar pelo direito dos negros, Tracy é gorda. Com esses dois aspectos, ela bate de frente com os padrões estéticos e políticos da época. Mas não liga para nada disso, ela quer apenas se divertir ao lado das pessoas que gosta. E isso não é o que todos queremos? Tracy simboliza a ingenuidade nata do ser humano, antes dele ser influenciado pelos conceitos bons e ruins da sociedade. Ela não precisa pensar no que está fazendo, faz apenas o que a deixa feliz, ou seja, dançar e estar com as pessoas que a fazem se sentir bem.

O filme tem um astral super alegre e politicamente incorreto. Esse tom politicamente incorreto fica evidente pela mãe de Tracy, Edna Turnblad, que é interpretada pelo travesti Divine.
O filme é um musical, mas não tem musicas cantadas pelos personagens, tem apenas muitas danças da época. As coreografias são soltas, leves, divertidas e algumas ousadas, principalmente as que tinham origem na cultura negra.

Amber, a rival de Tracy, faz alusões a ela muitas vezes com a palavra barata, isso porque os negros eram considerados insetos, baratas. Isso é mostrado no filme Hotel Ruanda que conta a história da guerra entre as etnias tutsis e hutus. Quem puder ver esse filme, é uma ótima dica, apesar de triste e revoltante.

Bom, voltando a alegria de Hairspray... informações e curiosidades sobre o filme:

* inspirado em uma peça da Broadway;

* foi feita uma versão brasileira da peça com Edson Celulari interpretanto Edna Turnblad;

* foi feito um remake em 2007, com John Travolta fazendo Edna Turnblad.


Título original: Hairspray
Ano: 1988
Direção: John Waters
Elenco: Sonny Bono, Ruth Brown, Divine, Debora Harry, Ricki Lake, Collen Fitzpatrick, Leslie Ann Powers



 

Segue trailer do filme:


Clicando aqui tem a primeira dança da Tracy. A menina ao lado dela, de vestido preto é a Amber. Essas danças são muito legais!!

4 comentários:

  1. Oi!

    Eu gostei bastante do filme, não vi o remake ainda, mas parece que ficou bem legal.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri!

    Eu só vi o remake, passou até na tv esses dias ai.
    O filme é bem bacana mesmo.

    Agora que vc falou eu lembrei de uma vez que vi o Edson Celulari vestido de mulher na tv. Era para a peça.

    Bjins!!!

    ps.: quantos filmes vc tá vendo por dia? =)

    ResponderExcluir
  3. Não vi nem o original, nem o remake, nem a peça, nada. rs. Mas fiquei c/ vontade! Parece mto bacana! Bjo;

    ResponderExcluir
  4. amo o remake, a historia é super legal. Não sabia q o celulari tinha interpretado a Edna.... Queria ver... XD

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.