sábado, 22 de janeiro de 2011

Além da vida

Filmes de suspense quase sempre são controversos. Alguns gostam, outros, não. E com Além da vida não é diferente, além disso, ele ainda tem um final dúbio.

Anna (Christina Ricci) é uma professora viciada em remédios que não está feliz com sua vida, o porquê nem ela sabe. Depois de uma briga com o namorado Paul (Justin Long), ela sofre um acidente de carro e acorda na casa do responsável por seu funeral, onde será preparada para ser enterrada.

Eliot (Liam Nesson) é o responsável pelo funeral de Anna e só ele consegue ver ou conversar com ela. Porém, Ana não se sente como morta e tenta a todo custo encontrar uma explicação plaúsivel para o que está acontecendo. Eliot tenta convencê-la do que aconteceu e de que o que ela está sentindo é normal no transição da vida para morte.


Por Anna ter morrido brigada com ele, Paul se sente culpado e não aceita sua morte. Ao tentar ver seu corpo, é impedido por Eliot por não ser da família. Eu achei que deveria haver uma explicação melhor do que essa para Paul não ver o corpo dela.

No decorrer do filme, ficamos, junto com Anna, em dúvida sobre ela estar ou não morta, mas pequenos indícios durante o filme nos levam somente a uma conclusão, mas só no final é revelado o que aconteceu. Enquanto o filme acontece, ficamos instigados com essa dúvida. O que é bom, pois o filme não é bem desenvolvido e o suspense é só o que garante nossa atenção. Mas o interessante é que mesmo quando o final é revelado, não é de uma forma explícita, então, ainda assim, algumas pessoas ficam com dúvida sobre o desfecho.
Não achei o filme bem desenvolvido porque há alguns fatos que, quando você sabe o final, vê que aquilo acabou sendo incoerente na história. E tenta-se passar uma mensagem já batida com tudo o que acontece.

Christina Ricci sempre ótima em papéis macabros, teve momentos em que não pude deixar de lembrar da Vandinha de A família Adams, devido à sua pálidez e seus grandes olhos.


Confesso que descobri o filme quando olhava a filmografia de Justin Long e, como não poderia deixar de ser, o achei bem no filme. Apesar de seu personagem ser importante na trama, ele aparece poucas vezes. Justin já foi protagonista em filmes menores antes de fazer sucesso (acho que ele ficou conhecido depois que fez Duro de matar 4.0) e em Amor à distância (adorei! recomendo!) mas espero que daqui para frente, não faça apenas filmes onde é o namorado da protagonista, como aqui e em Arraste-me para o inferno.

O filme é um bom passatempo e um bom suspense, porém há muitos pontos na história que acabam perdendo o sentido. Eu gostei do final. O melhor do filme é a dúvida: Anna está ou não morta?



Título original: After life
Ano: 2009
Direção: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo
Duração: 104 min.
Elenco: Christina Ricci, Liam Neeson, Justin Long, Chandler Canterbury, Celia Weston







Segue trailer do filme:

6 comentários:

  1. Vim seca achando q era o filme q está no cinema com o Matt Damon e q estou doida para assistir... Oops, me enganei. rsrsrs Não tinha ouvido falar neste filme, se um dia, passar no Telecine, pode ser que eu assista, mas confesso que não faz mto meu estilo (gosto msm é de dramas e comédias românticas), então dificilmente eu o alugaria.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri,

    Nossa que confusão este filme, achei meio trash a menina morta ou não morta rs, não sei se eu iria gostar. Eu gosto muito do menino do Duro de Matar 4 :P

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Dri mandamos um email pra ti pra falar em parcerias, muito massa seu blog, abraços artur

    ResponderExcluir
  4. Adorei a indicação.
    Estava louca para assistir e agora vou mesmo.
    Aparece lá blog. Gostas de Clarice, né?
    POis bem. Veja se tu curtes o projeto. E sinta-se convidada para participar.
    Abraços,
    Jozi
    O Lugar das Cores Escritas

    ResponderExcluir
  5. Muito ruim o filme não tem final!!!! Para mim um bom filme[historia]tenque ter inicio,meio e fim!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do filme... mas até agora não me convenci se ela morreu ou não. Para quem gosta de um suspense do começo ao fim o filme é recomendável.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.