quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pacto secreto

Olá, pessoal!

Não, eu (ainda) não estou de volta. Mas havia uma resenha pendente: uma parceria do blog com a escritora Eliane Quintella e isso é preciso ser feito. Então, segue a resenha.

Pactos secretos são bastante conhecidos, seja um pacto entre amigos que fizeram algo errado no passado ou um pacto que uma pessoa faz para ter algo em troca. O pacto conhecido mais misterioso é o pacto com o diabo. Todo mundo fala dele, mas ninguém tem certeza do que realmente vem a ser esse pacto. Será que a pessoa consegue tudo o que quer na vida e depois vai para o inferno? Ou ela consegue tudo e precisa fazer algumas coisinhas aqui na Terra mesmo?

Essas são as dúvidas de Tina depois de ser abordada por um mensageiro do diabo. Quer dizer, além dessas dúvidas, ela fica um pouco tonta com a beleza sobrenatural do bendito mensageiro.

Tina tem uma irmã tetraplégica e se culpa por sua condição, o que o pacto secreto lhe oferece pode acabar com toda sua culpa e todos os martírios pelos quais sua família vem passando desde então. Mas antes, ela precisa saber exatamente o que fazer um pacto secreto significa e é essa busca que o livro relata.

O tema é bem antigo, mas o livro tem uma linguagem bem coloquial e dinâmica. A narrativa em primeira pessoa aumenta essas características. E a autora traz muito esclarecimentos teóricos sobre o tema abordado, dentro da lógica da história, mostrando a preocupação de não deixar a história superficial. Porém, achei que em alguns momentos, o modo coloquial de Tina natural demais. Por exemplo, ela queria saber realmente os termos do pacto e quais as intenções do diabo, mas em nenhum momento se questionou se aquilo não seria uma brincadeira (de mau gosto) de alguém, ela só queria ter certeza que se aceitasse o pacto receberia sua parte em troca sem ser prejudicada. 

Confesso que em alguns momentos também fiquei incomodada com o uso excessivo da palavra diabo. Não que eu seja uma beata ou coisa assim, mas logo no primeiro capítulo temos Tina usando a palavra com desenvoltura, mesmo antes de conhecermos melhor a personagem.

A história é boa, a narrativa entretem e, além do mais, traz muitas informações que não são tratadas em muitos livros. Leitura recomendada!

Pelo final do livro, parece que terá uma continuação e eu quero ler, passei o livro inteiro com uma dúvida e acho que ela será resolvida no segundo livro. Torcemos!


Eliane Quintella começou a escreve ainda criança para o jornal do bairro em que morava. Em sua infância era conhecida entre seus colegas pela redações que escrevia. Quem estudou com ela no ginásio lembra-se de suas redações. Naquela época, ela já tinha a certeza de que queria passar toda sua vida escrevendo. A vida seguiu. Formou-se em Direito, trabalhou, fez mestrado, trabalhou, fez cursos, trabalhou e nunca deixou de escrever. Até que um dia viu-se em casa, com o punho quebrado, por um mês inteiro. E, foi assim que animada começou o projeto do seu primeiro livro. (Orelha do livro)

Editora: Novos Talentos
Ano: 2011
Skoob do livro



6 comentários:

  1. Pena que não voltou ainda flor.... esse livro quero ler, parece interessante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog!
    Bom fim de semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. ótima resenha, muita gente já havia me falado bem desse livro e agora fiquei ainda mais curiosa.
    BBeijos

    ResponderExcluir
  4. maravilhoso o blog,amei tudo,de muito bom gosto e inteligência.
    parabéns!!
    http://escreverdayse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembrou o filme O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus. Só que no filme, as coisas não se saem muito bem.

    Beijos,
    Joana

    ResponderExcluir
  6. amei a dica de livro,parece ser muito legal!!
    te linkei no meu blog.
    bjs
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.