Serviços bibliotecários

Como bibliotecária, tenho experiência em algumas atividades realizadas dentro de uma biblioteca. Irei oferecer algumas dessas atividades através do blog para estudantes, pesquisadores, profissionais e a quem mais se interessar. As atividades serão: elaboração de ficha catalográfica, normalização de trabalhos acadêmicos e artigos e levantamento bibliográfico. Seguem abaixo informações sobre cada uma das atividades:


FICHA CATALOGRÁFICA

A ficha catalográfica é obrigatória em livros que serão publicados e em trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses). Para elaboração da ficha catalográfica utilizam-se padrões internacionais de catalogação, o AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules 2) é o padrão mais usado, principalmente no caso de livros. Para trabalhos acadêmicos, algumas instituições possuem seu próprio padrão, nesses casos, segue-se o modelo proposto.

O prazo de entrega da ficha catalográfica é de 3 dias após o envio de todas as informações necessárias (as informações variam de acordo com o tipo de documento).

A ficha é enviada em arquivo .doc e .pdf.

NORMALIZAÇÃO

A normalização é uma grande preocupação para estudantes que estão fazendo seu trabalho final (monografia) e para pesquisadores que não possuem tempo para gastar com os detalhes que o trabalho de normalização requer, tanto para trabalhos acadêmicos (dissertação e tese) quanto para artigos (para periódicos ou para eventos).

Na grande maioria das vezes, a normalização deve ser feita de acordo com as normas da ABNT, mas algumas instituições possuem normas próprias e a estabelecem como padrão.

Em ambos os casos, há muita coisa a se fazer, como, por exemplo, em trabalhos acadêmicos: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário, referências bibliográficas, etc. Cada parte possui detalhes específicos pedidos em cada norma.

A melhor maneira para se fazer uma normalização é contar com a ajuda de um profissional de Biblioteconomia que será capaz de realizar esse trabalho com maior segurança.

Para solicitar uma normalização, basta enviar o arquivo do trabalho em .doc e informar qual será a norma utilizada. Se a norma utilizada for da ABNT, não haverá necessidade do envio da norma, mas se a norma utilizada for de alguma outra instituição, é necessário enviar a norma junto com o arquivo.

O prazo de entrega do documento normalizado é de 8 dias. Casos de urgência podem ser negociados.


LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

O primeiro passo em toda pesquisa é a realização do levantamento bibliográfico. Levantamento bibliográfico é a pesquisa do tema escolhido. Essa pesquisa selecionará todos os documentos que poderão ser utilizados durante a pesquisa. Através dessa seleção, o pesquisador terá uma visualização do caminho que terá que traçar durante a pesquisa.

O levantamento bibliográfico consiste apenas das referências bibliográficas dos documentos pertinentes ao tema da pesquisa.

Com a internet e suas muitas fontes de informação, a facilidade para se encontrar textos completos de artigos e livros cresceu muito. Por isso, sempre que um documento selecionado como pertinente ao tema da pesquisa for localizado, ele será enviado juntamente com o arquivo em .doc das referências bibliográficas do levantamento bibliográfico.

O prazo de entrega do levantamento bibliográfico varia de acordo com o tema da pesquisa e com a quantidade de referências bibliográficas solicitadas.

Para informações sobre valores, entre em contato pelos e-mails adriana.ornellas@gmail.com - adriana_ornellas@yahoo.com
ou pelo telefone (21) 8369-0049.