domingo, 10 de outubro de 2010

Ficha catalográfica

Um dos posts do blog que muita gente gostou foi Partes de um livro. No momento do post, resolvi escrever mais sobre coisas ligadas ao universo do livro que estivesse dentro da minha profissão - bibliotecária - então, hoje volto a esse assunto. O post de hoje será sobre ficha catalográfica, sabe aquela fichinha que fica atrás da folha de rosto do livro? Não sabe o que é folha de rosto? Ah então você não leu o post Partes de um livro! Leia... agora... vai lá! E depois volta pra cá..rs

A ficha catalográfica é o produto da catalogação, que também é chamada de representação descritiva. A ficha é usuada como uma representação do livro, ou seja, temos um livro na mão que acabou de chegar na biblioteca, já imaginou se o livro fosse direto para a estante? Como ele seria encontrado depois? Então, antes de ir para a estante de uma biblioteca, o livro passa por algumas etapas. E uma delas é a catalogação. Antigamente, antes do uso da tecnologia dos computadores e dos softwares, a catalogação era feita manualmente e seu produto eram as fichas catalográficas. Digo no plural porque haviam várias fichas: a principal (de autor), a de título e a de assunto. Por isso que nas bibliotecas existiam 3 catálogos para pesquisa. O mesmo livro tinha, no mínimo, 3 fichas: uma para o autor, uma para o título e quantas fossem necessárias para os seus assuntos. E outras fichas que eram para os catálogos internos da biblioteca.

Hoje em dia, tudo é feito em computadores e softwares de automação, então a fichinha catalográfica não existe mais em muitas bibliotecas. Mas ela ainda é encontrada em todos os livros publicados e em monografias, dissertações e teses.

Essa ficha catalográfica DEVE ser feita por um bibliotecário que é o profissional que possui o conhecimento técnico para o trabalho. Apesar disso, parece que isso não é respeitado pois encontramos MUITAS fichas catalográficas erradas em livros, no caso, estou me referindo a livros de literatura. E acreditem são muitas mesmo!

Normalmente, as pessoas olham uma ficha e acham que é preciso simplesmente copiar as informações de um novo livro do mesmo jeito que está na ficha que viram. Mas não é bem assim, as fichas catalográficas são elaboradas de acordo com um código de regras chamado Código de catalogação anglo-americano (Anglo-American Cataloguing Rules - AACR).

Os livros brasileiros (de editoras pequenas ou independentes) são os que apresentam fichas com mais erros.

Então, se os livros precisam possuir a ficha, devemos tentar respeitar isso, mesmo não sabendo o motivo - imagino que a profissão de bibliotecário deva ser um mistério para a maioria das pessoas - mas acreditem existe um bom motivo para a existência dela. Para vocês terem uma noção, a elaboração da ficha catalográfica para todos os livros é lei e é um instrumento de controle bibliográfico da UNESCO. É isso mesmo, da UNESCO.


Se você é um autor independente e vai publicar seu livro ou está terminando um trabalho acadêmico (monografia, dissertação ou tese) pode entrar em contato comigo para conversar sobre a elaboração da ficha e sobre as normas da ABNT ou de outra instituição. Sou bibliotecária e tenho boa experiência com fichas e normalização de trabalhos. Envie um e-mail para adriana.ornellas@gmail.com para informações sobre prazo de entrega e valores.




2 comentários:

  1. Nossa!
    Isso parece dar um trabalho.. e a vida antes dos computadores é algo tão complicado de visualizar (apesar de ter nascido antes hihihi)... temos muitas facilidades q nem damos tanto os créditos ehheehe

    ótimo esses esses posts Dri. eu msm nem tinha noção disso.. mas confesso q tb ñ costumo reparar

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri!
    Não sabia nunca que dava esse trabalho e que tinha tantas regras.
    Valeu pela informação!

    Vc tinha que ter aparecido na minha vida uns dois anos antes....kkk
    Ia te fazer várias perguntinhas sobre as normas da ABNT!
    Bjins

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.