sábado, 23 de outubro de 2010

Referências bibliográficas

Se vocês acompanham o blog, perceberam que estou 1 semana sem postar nada novo. Isso porque estou priorizando os estudos, no momento. Então, para não deixar o blog sem atualização muito tempo e não sair do meu foco, hoje farei mais um post relacionado à Biblioteconomia e o assunto serão as famosas referências bibliográficas que, tenho certeza, todos simplesmente adoram fazer!! (rs)

A principal norma utilizada para elaboração de referência é a da ABNT (NBR 6023), mas também temos as nomas Vancouver (utilizadas na área médica), de Harvard, da APA e algumas outras. O Word 2007 vem com algumas normas disponíveis para serem usadas. Nunca usei, então não posso dizer que seguem realmente as normas.

Aqui, vou focar na NBR 6023 da ABNT que é aquela que tira o sono de 9 entre 10 pessoas que estão terminando a monografia ou fazendo outro algum tipo de trabalho que precise que as fontes sejam normalizadas.

A primeira dica é: enquanto você está pesquisando anote os dados de todas as publicações que consultou. As principais e mais necessárias informações para elaborar uma referência são: autor, título, local de publicação, editora e ano. Se caso não for a primeira edição, é preciso anotar a edição também. Essa é a base de qualquer referência. Caso seja um texto encontrado na internet, não deixe de anotar o endereço eletrônico e o dia de acesso.

Então, seguem exemplos de referências:

KINSELLA, Sophie. Os delírios de consumo de Becky Bloom. Rio de Janeiro: Record, 2006. (referência de livro)

- o sobrenome do autor fica em caixa alta seguido de vírgula e do prenome;
- o título fica em negrito ou em itálico, é uma coisa ou outra.

KINSELLA, Sophie. Becky Bloom: delírios de consumo na 5. Avenida. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. (referência de livro)

- se a publicação tiver subtítulo basta colocar dois pontos depois do título principal e deixar em negrito ou itálico apenas o título principal;
- se tiver número de edição, ele deve vir depois do título. A indicação da palavra "edição" deve ficar na língua da publicação, por exemplo, se o livro exemplificado estivesse em inglês, a edição ficaria: 5th ed.

SOUZA, Marica Izabel Fugisawa; VENDRUSCULO, Laurimar Gonçalvez; MELO, Geane Cristina. Metadados para a descrição de recursos de informação eletrônica: utilização do padrão Dublin Core. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 93-102, jan./abr. 2000. Disponível em: . Acesso em 23 out. 2010. (referência de artigo de periódico)

- quando tiver mais de um autor, os nomes dos autores são separados por ponto e vírgula;
- quando for de um texto retirado da internet, o endereço eletrônico é precedido da expressão "Disponível em: " e colocado entre < >. O acesso deve ser especificado e o mês deve ser abreviado.

RAMOS E CÔRTE, Adelaide et al. Avaliação de softwates para bibliotecas e arquivos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Pólis, 2002.

- quando tiver mais de 3 autores, coloca-se somente o primeiro autor seguido da expressão "et al", sem itálico e em caixa baixa. O certo é "et al" e não "et alli".

Esses exemplos são básicos e essas explicações são referentes aos erros mais comuns que vi usuários cometerem.

Quanto ao alinhamento, as referências ficam na margem esquerda e não são justificadas. Outros erros:

KINSELLA, Sophie. Becky Bloom: delírios de consumo na 5. Avenida. 10. ed.  
     Rio de Janeiro: Record, 2009. -> a segunda linha não começa na quarta letra da linha de cima. A referência toda fica alinhada na margem esquerda.

KINSELLA, Sophie (2006). Os delírios de consumo de Becky Bloom. Rio de Janeiro: Record. -> o ano fica depois da editora. Ano depois do nome do autor é uma regra da norma de Harvard, só que nessa norma não fica nem entre parênteses. Exemplo de uma referência seguindo a norma de Harvard: Kinsella S., 2006. Os delírios de consumo de Becky Bloom. Rio de Janeiro: Record. 



No orkut há várias comunidades com o nome "Eu odeio a ABNT", mas a norma da ABNT não tem nenhum mistério, a dica é não deixar para fazer as referências no final do trabalho, mas ir já elaborando as referências dentro da norma no decorrer do trabalho, conforme forem aparecendo. Deixar para o final exigirá muito paciência para quem não está está acostumado com a norma e, algumas vezes, até para quem está.

Para quem está fazendo faculdade ou algum tipo de pós graduação, é importante também conhecer a norma de trabalhos acadêmicos (NBR 14724).

Além dos pontos exemplificados aqui, há muitos outros que é preciso saber, e alguns pontos não estão na norma, o que exige um pouco mais de conhecimento, como a questão do sobrenome do autor que é definida de forma diferente dependendo do país. Por exemplo, os nomes espanhóis possuem os dois últimos nomes como sobrenomes e não apenas o último, como no Brasil.

Se você é pesquisador e utiliza com frequência a norma, o mais fácil a fazer é comprá-la. O investimento é mais favorável do que confiar em livros que, muitas vezes, deturpam as informações. É possível comprá-la pelo site da ABNT e o custo é de R$ 41,50. Clique aqui para comprar a norma.

Se você estiver fazendo um trabalho acadêmico e tiver dúvidas quanto as normas, deve ir à biblioteca da sua instituição, a biblioteca tem a função tem de auxiliar esse processo. Mas se você não tiver tempo ou paciência ou habilidade ou conhecimento para normalizar seu trabalho, pode pedir para um profissional normalizá-lo. Eu faço normalização: coloco todo a trabalho nas normas da ABNT ou de acordo com outra norma que você precise, e elaboro também fichas catalográficas. Se você estiver interessado, envie um e-mail para adriana.ornellas@gmail.com para saber mais sobre tempo de entrega e valores.

5 comentários:

  1. isso parece ser tão complicado.. eu olho e leio e dá um nó na cabeça...

    vc gosta msm de fazer isso??? Gosto que tanha pessoas que façam isso por mim rs..

    Adoro suas dicas!!!!!

    bjss

    ResponderExcluir
  2. AMEI de verdade. Inclusive copiei e salvei como "COMO FAZER referências" na pasta da faculdade XD...


    Desculpa estar meio sumida daqui, mas trabalhar e estudar cansa. Meu próximo pedido de niver é um dia de 36 horas, será que ganho?

    Beijos e ótimo final de semana,
    LAriane - Leituras & Devaneios – WWW.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. A referência bibliografica é a parte mais chata de qualquer trabalho acadêmico, cheio de regrinhas. pelo visto não para você.

    ResponderExcluir
  4. Como pode um blog tão legal falar de algo tão chato quanto isso?? rsrsrsrsrs.
    Pense numa coisinha que dá dor de cabeça, sei bem porque acabei de apresentar minha monografia e quase enlouqueço com as referencias.

    Usei ABNT's e também algumas dicas de outras universidades. E suando muito, efim consegui.

    Xero.

    http://mundo-de-papel1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ei Dri!
    Com certeza eu era uma das 9 a cada 10 pessoas.
    Mexo com isso no trabalho tb (tenho que colocar referência dos métodos estatísticos que uso), mas sempre tenho que dar uma procurada na net para ver como colocar nas referências porque minha memória é um lixo (rs).
    Ótimo post!!! Muito informativo.
    Bjins

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.