quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A história sem fim

A história sem fim foi o livro escolhido para janeiro no Desafio Literário 2011. Mas antes de fazer os comentários sobre a sua história, queria abrir um parênteses para falar sobre o tamanho dos livros infanto-juvenis de outros países. O mundo de Sofia e esse A história sem fim são livros consideravalmente grandes. O mundo de Sofia tem mais de 500 páginas e A história sem fim, apesar de ter 392 tem letras bem pequenas, o que esconde uma quantidade maior de leitura. Os livros do Harry Potter também cresceram em quantidade de página conforme a saga foi progredindo. É só uma observação curiosa. São respectivamene: norueguês, alemão e inglês.

A história sem fim é um livro de fantasia, então, compartilhar o que a leitura dele significa é muito difícil, pelo menos é o que eu acho, pois cada um que ler terá uma percepção diferente da história e de suas mensagens.

Não dizem que Shakespeare escreveu sobre todos os sentimentos humanos? Aqui também temos a representação de todos os sentimentos, seja pelos atos e atitudes de nossos personagens ou pelos tipos que existentes em Fantasia.

As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não o são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentaram não as sabem explicar, e as que nunca as viveram não as podem compreender. Há pessoas que arriscam a vida para atingir o cume de uma montanha. Ninguém é capaz de explicar por quê, nem mesmo elas. Outras arruínam-se para conquistar o coração de determinada pessoa que nem quer saber delas. Outras, ainda, destroem-se a si mesmas porque não são capazer de resistir aos prazeres da mesa - ou da garrafa. Outra há que arriscam tudo o que possuem num jogo de azar, ou sacrificam tudo a uma idéia fixa que nunca se pode realizar. Algumas pensam que só podem ser felizes em outro lugar que não naquele onde estão e vagueiam pelo mundo durante toda a vida. Há ainda as que não descansam enquanto não conquistam o poder. Em suma, as paixões são tão diferentes quanto as pessoas.

A história sem fim começa quando Bastian Baltasar Bux foge da escola dos meninos que implicam com ele por ser gordinho (já conhecemos isso, não?) e vai parar dentro de um sebo que tem um velhinho antipático chamado Karl Konrad Koreander, que não quer falar com Bastian. Antes de ir embora, Bastian leva o livro que o Sr. Koreander estava lendo chamado A história sem fim.

Bastian se refugia no sótão da escola e começa a ler. O livro narra as aventuras de Atreiú para salvar Fantasia que está acabando aos poucos e dando lugar ao Nada. O Nada acontece sem ninguém perceber e suga as pessoas para dentro de si, quem olha para ele não vê nada, é como se estivesse cego. O Nada não é claro nem escuro, é Nada.

Conforme a leitura caminha, Bastian se sente mais e mais envolvido com a história, até perceber que ele também é um personagem de Fantasia e que sua existência é percebida e esperada por muitos.

Não posso falar muito, apesar do livro ser um pouco antigo, ter filme e a história ser conhecida por muitos, não vou contar toda a história, pois há muitos que ainda não leram e devem fazê-lo!

O livro é uma grande alegoria para a perda da fantasia pelo homem,  pela falta de desejo de sonhar ou pelo desejo de sonhar e de como o homem acaba trilhando o caminho errado que o distancia do seu verdadeiro eu.

Batian perdeu a mãe ainda pequeno e vive somente com seu pai que é distante desde esse fato. Ele está prestes a caminhar pelo caminho que o levará para longe de si mesmo. Mas se esse caminho era em Fantasia ou em nosso mundo, vai da interpretação de cada um. Ao fazer parte de Fantasia, Bastian tem a chance de salvá-la e salvar a si mesmo.

Há dois caminhos para se passar pelas fronteiras entre Fantasia e o mundo dos homens, um certo e o outro errado. Quando os seres de Fantasia se vêem arrastados para o mundo dos homens dessa maneira horrível, seguem o caminho errado. Mas quando os filhos dos homens vêm até nosso mundo, tomam o caminho certo. Todos os que vêm nos visitar aprendem coisas que só daqui podem aprender e regressam modificados ao seu mundo. Seus olhos se abrem, pois eles se vêem em seu verdadeiro aspecto. Por isso, também podem olhar com novos olhos seu próprio mundo e os outros homens. Descobrem de repente maravilhas e segredos onde outrora só viam a monotonia do cotidiano. Era por isso que eles gostavam de vir até nós. E quanto mais rico e florescente se tornava o nosso mundo graças às visitas deles, menos mentiras havia em seu mundo, e mais perfeito também era esse mundo para eles. Tal como nossos dois mundos podem se destruir mutuamente, também podem se salvar.

Confesso que tenho muita dificuldade para escrever sobre o livro que é dividido em capítulos curtos e cada capítulo trata especificamente de um acontecimento. É como se em cada capítulo encontrássemos um sentimento humano sendo revelado dentro da história. Para falar melhor da história em si, seria preciso uma releitura e, ainda assim, não seria possível tratar com tanta propriedade o que o livro contém.

Apesar da leitura ser complexa, o livro é para jovens. Acho uma leitura primordial para crianças, adolescentes, jovens, adultos... Claro que a leitura seria mais produtiva quando criança... mas é incrível a capacidade que o livro tem de nos surpreender e representar em palavras sentimentos complicados. Para uma criança, isso certamente ajudará no desenvolvimento e abrirá a mente para um melhor entendimento das coisas ao seu redor. Para um adulto (meu caso), bom, nunca é tarde demais.

O livro possui uma adaptação cinematográfica que passa longe do que o livro conta. Apesar de ser também encantador, o filme mudou muito a história. Tanto que o autor do livro, Michael Ende, entrou com um processo contra os produtores do filme pedindo para tirar seu nome do créditos.

-- Todas as verdadeiras histórias são uma História Sem Fim. (...)
-- Há muitas portas para Fantasia, meu rapaz. E há muitos outros livros mágicos. Muitas pessoas nunca percebem isso. Tudo depende da pessoa em cujas mãos o livro vai parar.
-- Então, a História Sem Fim é diferente para cada um?
-- É isso mesmo, disse o senhor Koreander. Além disso, não são só os livros que levam a Fantasia, há outras possibilidades de ir até lá e voltar. Você virá a sabê-lo mais tarde.


No Skoob tem 3 pessoas que querem trocar o livro. A edição para venda na Saraiva é a mesma que eu tenho de 1999 e não está disponível. Na Estante virtual, só tem um exemplar disponível por R$19,00. Quem puder comprar, compre. Vale a pena! Parece que o livro está esgotado!!



Esse livro faz parte do Desafio Literário 2011. Para ver minha lista de livros para o desafio, clique na imagem.

15 comentários:

  1. Dri,

    Nossa deve ser perfeito, eu já vi o filme mas nunca lei o livro. Agora quero ler, vai para a lista :0

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri! Que linda resenha...Esse livro está na minha lista de desejados rs Só que eu queria a edição mais antiga que tem até ilustrações, dizem que é lindo! Eu só ví o filme quando era criança e lembro de ter gostado muito! O livro deve ser ainda mais apaixonante...

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o filme, é velhinho, mas um dia desses baixei e gravei em DVD... rsrsr...
    Vou incluir o livro na minha lista p ler...
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Ei Dri!
    Eu nem sabia que o filme era 'baseado' no livro.
    Fiquei com vontade de ler =)
    Bjins

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Bem legal esse livro. Pena eu não ter dinheiro e tempo para ler. Se puder comprar, entretanto, eu o farei.

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. NOssa eu ja era fissu nos filmes, imagina quando tiver a oportunidade de ler o livro??? Fique mega curiosa!

    ResponderExcluir
  7. Dri, parece conter mensagens profundas sendo também um bom estímulo para o desenvolvimento afetivo e cognitivo do leitor. Deve ser uma boa pedida mesmo! Amei a sua participação!

    Bjs
    Vivi

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri!!

    Adorei a sua resenha, eu gostei muito desse livro esta entre os preferidos, o filme não vi até hoje.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Ai, eu queroooo! Vou tentar arranjar uma trocar... Eu assisti ao filme, mas não lembro mto bem, eu era realmente mto novinha, foi há mto tempo... Portanto não lembro nada da história, acho q vai ser legal ler o livro assim, sem lembranças do filme.Mas depois quero assisti-lo!
    Bj.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente não sabia que havia um livro dessa história.

    ResponderExcluir
  11. Ótima escolha e ótima resenha, esse livro é simplesmente fantástico :D

    ResponderExcluir
  12. Olá Adriana, adorei sua resenha, vi o filme, e vou colocar o livro na minha lista de desejados, valeu a dica. Mas uma coisa me chamou atenção nas suas palavras: o tamanha dos livros infanto-juvenil estrangeiros. Espero que as próximas gerações de brasileiros também venham a ter a mesma capacidade de ler tanto quanto os europeus, e não escolham livros pela capa ou pelo número de páginas. Sabe que eu adoro livros escoradores de porta!estes me envolvem mais e os personagens se tornam íntimos e tenho pena quando acabo a leitura, tenho saudade mesmo, e até imagino no dia-a-dia qual seria suas reações em determinadas situações. Beijos
    lereomelhorlazer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser bem interesssante. A história dá margem a imaginação e criatividade.
    Agradeço pelas dicas para aquisição do livro.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  14. Báh que resenha mais especial, Dri! Eu adoro "A história sem fim" é uma história única e encantadora. Lembro que eu morria de medo de Nada, gente que coisa mais apavorante que é o Nada hehehehe...
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca fui muito com a cara desse filme, mas lendo a resenha tive vontade de ler o livro e coloquei na lista. Obrigada.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.