quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Eu leio, eu sou Sandra Oliveira


Primeiríssima! A primeira convidada da coluna Eu leio, eu sou...
Simplesmente amei fazer esse bate-papo com a Sandra! Muito obrigada pela participação e boa vontade, Sandra!
Gostei muito de fazer essa mini-entrevista, foi legal ler as respostas do perfil e pensar nas perguntas para a entrevista. Muito interessante saber um pouco mais sobre as experiências de outra pessoa com os livros e a leitura. E perceber como elas são diferentes das nossas ou de como a gente imagina...
Espero que vocês gostem tanto quanto eu da experiência.  



PERFIL


1. Nome completo: Sandra Oliveira

2. Idade (ou não): 36

3. Estudante? De quê? Trabalha? Em quê?
Atualmente estou fazendo o último semestre de Pós Graduação em Alfabetização Escrita e Numérica. Sou professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo.

4. Você se considera um (a) leitor (a) ...
voraz, incondicional, que a cada dia descobre uma paixão maior pelos livros!

5. O que você costuma ler? 
Gosto de quase todos os gêneros, ou pelo menos, arrisco conhecê-los. Apenas tenho ressalvas quanto aos livros de Auto Ajuda, não acredito no poder que dizem ter. Por enquanto ainda não aderi aos livros digitais e acredito que nada supera o prazer de virar as páginas de um livro.

6. De que modo você lê?
Preciso de silêncio para conseguir ler do jeito que gosto. Já tentei me ler em ônibus, mas é impossível para mim, a não ser uma rápida leitura para refrescar a memória em dias de prova! ;)

7. Ziraldo tem uma frase que diz: “Ler é mais importante do que estudar.” Você concorda com esta frase?
Acredito que ambas as coisas caminham juntas. A leitura desperta a vontade em buscar conhecimento, e então, você por conseqüência, mesmo que involuntariamente, já está estudando ;)

8. Qual a influência da leitura/livros na sua vida pessoal/profissional?
São grandes companheiros. Para todas as horas. Não me vejo sem livros. Fazem parte do meu mundo, tanto pessoal como profissional, trabalho com Educação, e é fundamental que o professor seja um bom leitor para transmitir aos alunos o fascínio pelos livros. Assim se formam outros leitores.

9. Quando as pessoas perguntam “Por que você lê tanto?” ou “Para que tantos livros?”, o que você responde?
Porque eu AMO =) Quanto mais livros, melhor.

10. Você escreve? 
Somente no Blog!

 
11. Qual sua opinião sobre:
- educação brasileira – precisa ser tratada com seriedade, e isso vale para todos os envolvidos.

- literatura de modo geral - há uma infinidade de livros bons e tantos outros que não. Me arrisco a conhecer a maioria, sem medo, mas o que tenho percebido é uma repetição meio descontrolada de temas, a chamada “modinha”. E originalidade é algo bom de se ver e não somente mais do mesmo.

- mercado editorial brasileiro – vejo um bom crescimento, o que reflete mais qualidade.

- bibliotecas – são espaços que precisam ser valorizados. Depois de muito tempo fechada, a Biblioteca Mário de Andrade volta em janeiro a abrir suas portas, completamente renovada. Há sempre um ânimo a mais com algo assim.

- leitura/leitores  – são interligados, um não vive sem o outro, e para que isso aconteça, o hábito da leitura precisa ser despertado. Será sempre um caso de amor à primeira vista!

12. No livro Fahrenheit 451, as pessoas escolhem um livro para decorar e contar suas histórias. Depois passam a ser chamadas e conhecidas pelo nome do livro. Se você tivesse que escolher um livro para decorar e ser esse livro, qual seria?
“O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë.

 
ENTREVISTA

1. Como professora de educação infantil, quais os tipos de relações com os livros você vê nas crianças antes de serem alfabetizadas?
A fase de pré alfabetização é importantíssima para despertar nas crianças o gosto pela leitura. Nesse momento, elas fazem o que chamamos de leitura visual, vendo imagens e ilustrações e contando histórias a partir daquilo que visualizam, o que não deixa de ser uma forma de ler, interpretar e trabalhar o imaginário.

2. Quais os fatores que você acha que são determinantes para uma pessoa não desenvolver o hábito da leitura?
Acho que o principal fator é a falta de estímulo. Acredito que isso deve ser um elemento que deve ser trabalhado em casa e também na escola. Para criar o gosto e hábito de ler é essencial que se crie um ambiente leitor, onde livros estejam presentes e sejam mostrados como forma de conhecimento, informação e prazer.

3. Você acha que os livros digitais irão superar os livros impressos ou a tendência é uma convivência das duas tecnologias?
Acredito que a tendência é que ambos convivam juntos, embora particularmente tenho a quase certeza de que um leitor à moda antiga jamais abandonará os livros impressos.

4. Atualmente, a moda na literatura é o tema sobrenatural, tem algum que você tenha lido e gostado? E um que tenha não gostado?
Sim, tenho uma certa queda pelo gênero, como um guilty pleasure mesmo, mas sempre fico atenta pois os temas tem se repetido bastante, tornando os livros cansativos. O primeiro livro da série Hush Hush, que gira em torno de anjos, é bem escrita e gostosa de ler. Outra saga, embora fraca, Os Imortais, como leitura de puro entretenimento, é divertida. Estou no terceiro volume, e mesmo considerando as situações até um pouco toscas, é tão engraçado e leve que me faz querer continuar a ler toda a série. Não são meu gênero preferido, mas cumprem a função de divertir.

5. Você escolheu ser O morro dos ventos uivantes que é um clássico da literatura mundial. Qual clássico você recomendaria para uma pessoa jovem?
Recomendaria o mesmo O Morro dos Ventos Uivantes, justamente por ser um clássico que conta uma linda e triste história de amor em meio à muitos sentimentos contraditórios, marcados por um período difícil mas ao mesmo tempo fascinante. Seria uma boa forma de compararem uma leitura desse tipo com tudo o que tem sido continuamente lançado ultimamente no mundo literário.

6. Como você administra seu tempo para estudar, trabalhar e ter a leitura em dia?
Nas férias tudo é mais fácil, portanto a leitura é colocada em dia nesse período, mas no dia a dia, a leitura ocorre de forma mais lenta, mas procuro sempre ler todos os dias à noite, antes do sono chegar e nos finais de semana.

7. Você freqüenta bibliotecas? Seus livros são comprados ou emprestados de uma biblioteca?
As visitas à biblioteca acontecem mais por conta de pesquisas da Pós ou alguma outra atividade nesse sentido. Costumo comprar meus livros, inclusive os acadêmicos, pois há sempre a necessidade ou mesmo a vontade de reler alguma obra, além de ser um imenso prazer ter uma biblioteca (mesmo que pequena) particular! ;)



Então, gostou? Quer participar? Seja seguidor do blog e preencha esse formulário. Entrarei em contato enviando as perguntas do perfil, que são iguais para todo mundo e depois a segunda parte, que são as perguntas da entrevista.

Quem disse que somente escritores são entrevistados? Nós, leitores também somos! Vamos compartilhar nossas visões e experiências.

Você gostou da primeira participação? Quer complementar com alguma opinião? Deixe aqui nos comentários. Sua opinião é mais do que bem-vinda!!


6 comentários:

  1. Ei Dri!
    Parabéns pela coluna...
    Ainda não li as respostas pq fiquei com medo de influenciar nas minhas...kkk
    Quando responder eu volto aki =)
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri,

    Ficou ótima a entrevista, parabéns. Bem legal esta coluna nova.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou ótima a coluna Dri! Amei!!!

    Parabéns para vc e a entrevistada!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua iniciativa! Espero que através da coluna possamos interagir ainda mais e conhecer um pouco sobre o que pensam diferentes tipos de leitores!

    beijos e obrigada! ^^

    ResponderExcluir
  5. ACHEI LINDA A NOVA COLUNA DRI!!!
    Muito interativa e divertida!

    Parabéns à Sandra pelo lindo trabalho que deve fazer com as crianças... admiro um bom educador!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dri!!! Eu tb adorei sua ideia! Este post ficou mto legal! Eu estou respondendo as perguntas, logo, logo t envio! Bjo.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.