terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Menina de vinte

Eu não sou fã de livros com temáticas de vampiro ou sobrenatural. Li e adorei Crepúsculo, mas, para mim, esse não conta muito pois o fato do Edward ser vampiro foi só um gancho para criar o obstáculo entre o amor dele e da Bella e criar a atmosfera ao redor do amor dos dois, a história em si não é sobre vampiros (por isso não entendo a implicância que há contra as idiossincrasias dos vampiros da Meyer). Li Entrevista com vampiro porque é um clássico do tema e queria experimentar, pois de repente despertasse em mim o gosto por esse tema. Gostei do livro, mas foi só isso. Tenho vontade de ler Drácula, do Bram Stoker, mas pelo mesmo motivo que li Entrevista com o vampiro: porque é um clássico.

Além de não ser fã de livros de vampiros, anjos e afins, também não tenho gosto por fantasmas. Mas é exatamente isso que Menina de vinte traz: um fantasma. Só que tem um detalhe: o livro foi escrito por Sophie Kinsella. E quando um livro é escrito por ela, não preciso conhecer a sinopse para saber que vou gostar do livro, o que ela escrever eu leio. Simples assim! rs

Deixo claro que não tenho preferência por livros sobre vampiros, sobrenatural e afins, mas isso não significa que é um tipo de leitura que eu definitivamente não faça, trata-se apenas de uma preferência. Então, vamos à história.

Menina de vinte conta a história de Lara, uma pessoa que está com a vida de pernas para o ar: o namorado a deixou, ela pediu demissão para abrir uma empresa com a melhor amiga e investiu tudo o que tinha na empresa e amiga a deixou sozinha para ir em uma viagem e ela não tem credibilidade com sua família.

A vida parece se complicar ainda mais no velório de sua tia-avó Sadie, uma velhinha de 105 anos que morreu sozinha em em azilo e que nunca teve visitas da família. Durante o velório, Lara começa a ouvir alguém pedindo por seu colar, repetidamente e... para o velório! Ela que já não tinha credibilidade com a família foi considerada louca, mas depois de inventar que achava que sua avó tinha sido assassinada, Lara consegue impedir o enterro.

A dona daquela voz era sua tia-avó que queria porque queria seu colar perdido, e Lara decidi ajudá-la a recuperá-lo. No decorrer dessa investigação, Lara se mete em várias confusões embaraçosas (o tipo de confusão que só Kinsella consegue armar).

Lara e Sadie são duas pessoas diferentes e se tratam com aquele sarcasmo carinhoso de pessoas que se gostam mas são orgulhosas demais para admitir. Ambas possuem a mesma idade, mas são frutos de gerações completamente distintas: Sadie viveu durante sua idade de 23 anos na década de 20 (dai o título do livro) e gosta de fazer somente o que fazia naquela época: dançar Charleston e usar roupas e maquiagem dos anos 20. O problema disso é que ela não quer somente fazer essas coisas, ela quer que Lara faça também.

O livro não chega a ser o melhor da Sophie e nem o mais engraçado, mas é uma leitura divertida e prazerosa. A leitura, como sempre, flui rápido e sem problemas. O final é um tanto piegas, mas é bonito e tem uma boa mensagem.

Só uma coisa me irritou um pouco no começo: Sadie! Ela queria o colar, mas precisava ficar repetindo a cada minuto "Eu quero meu colar"? E ela foi muito intransigente com a Lara diversas vezes: como assim armar um encontro com um homem onde a Lara deve ir só para ela poder sair com o cara? Como assim?!?! Foi surreal demais!! A parte que a Lara entra no escritório para convidar o Ed para sair foi super engraçada (uma das mais engraçadas do livro) mas muito no sense.

Como Sadie era um fantasma, ela não podia tocar em nada e só conseguia se comunicar com a Lara, mas ela podia influenciar o desejo das pessoas gritando ordens em seus ouvidos. Tudo bem, existe uma lógica dentro da história para isso. Mas o Ed não a obedeceu uma determinada vez e não houve explicação para isso. Claro que nós, leitores podemos suspeitar do motivo (que não vou dizer aqui, claro) mas acho que isso foi um pequeno furo na história e o romance entre Ed e Lara poderia ter sido um pouco mais desenvolvido. Mas entendo que o cerne do livro não era o romance, mas sim a relação de Lara e Sadie. Só é uma opinião tendenciosa de quem é fã de relacionamentos e acha que eles rendem as melhores histórias...rs

Gostei muito da história do colar e do porquê Sadie o querer de volta, foi bem romântico e a história foi muito bem construída e criativa.

Uma ótima leitura para quem é fã de chick-lit e mais ainda para quem é fã da Sophie.

Comprar: Saraiva



Sophie Kinsella é escritora e ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira. Dela, a Editora Record publicou O segredo de Emma Corrigan, além da série sobre a irresistível consumista Becky Bloom: Os delírios de consumo de Becky Bloom, Becky Bloom: Delírios de consumo na 5ª avenida, As listas de casamento de Becky Bloom e A irmã de Becky Bloom. Em breve, Becky Bloom vai ter um bebê, e a autora promete contar essa história, com todos os detalhes, em um novo livro.

Outra resenha de Sophie Kinsella no blog:

11 comentários:

  1. Oie, os livros da Sophie são sempre um sucesso mas infelizmente nunca li nada dela. Acho que já está na hora de mudar isso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Definitivamente, livros com fantasmas me fascinam. Lembro quando li meu primeiro romance com essa temática - apaixonante! Gostei muito do enredo da história, de certa forma me lembra o livro "Poderosa", do Sergio Klein (só que ao contrário). Gostei muito da sua resenha, esclarecedora, objetiva. Voltarei mais vezes!

    Abraço,
    Ana Nonato.
    http://odesafiodecadadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri!
    Ótima sugestão de leitura. Também sou fã dela e esse livro ainda não conhecia. Já vou colocar na lista de compras da biblioteca, hehe!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler!!! Eu gosto demais da autora!! XD

    Feliz Natal!
    Natal... vida, sentimentos belos,
    Natal... uma ruptura com o apartheid social.
    Queira os humanos sentir o pulsar do Natal;
    Quisera a raça humana ouvir o coral desse Natal!
    Sair do casulo;
    Reconstruir, construir, limpar o sacrário!
    Momento oportuno de nascimento e renascimento;
    De percorrer a trilha, rumo ao Cristo.
    Pensar que não se encontra Cristo
    Nem participa do seu nascimento
    Quem não tem o ser humano como "projeto divino".
    Não há Natal com fome,
    Não há natal com corrupção,
    Não há Natal com concentração.
    Mas surge uma esperança...
    A estrela brilha bem longe!
    Uma multidão se encontra
    A raça humana louva, e
    Você se fez presente!
    de Gildean Mendez

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal.
    Sinceramente tbm não sou tão fã dessas historinhas com vampiros, eu leio, e gosto de algumas, mais nada como livros divertidos como da Sophie para nos deixar feliz, nos dar um nova perspectiva. E Drácula é emocionante, um clássico, eu adorei quando li, super indico.
    Beijos, e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Ei Dri!

    Para começar, Feliz Natal atrasado para vc!
    Semana passada trabalhei igual sovaco de aleijado, então sumi (rs).

    Aii... eu adoro sobrenatural. É mais forte que eu.
    Sou apaixonada por vampiros desde que vi Entrevista com o vampiro há milhões de anos atrás.

    Então, eu tb ADORO Kinsella.
    E não acredito como ainda não peguei este livro para ler até hj. Ele está na minha estante há um tempão me esperando.

    Tenho tanta coisa p/ ver/ler nas férias que nem sei por onde começar.

    Na sua opinião, qual é o melhor livro da Sophie?

    Bjins

    ResponderExcluir
  7. Ei Dri,

    Retribuindo a visita, já estou seguindo, não sabia que vc era bibliotecária tbm. Vc é de onde?

    Sobre o livro rs, ah eu amei este, adoro fantasmas e para mim foi dos mais divertidos da autora. Eu ri muito no livro da Emma mas não gostei do final, termina muito abruptamente e eu queria ver ela lá de namorada do cara na empresa sabe rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  8. Puxa é tão simples assim? Ela lança um livro e vc corre para ler? Por isso sua resenha ficou pequenininha né? kkkk

    Eu preciso dar uma chance para a Sophie, eu era contra assim como era contra a Marian Keyes, e depois que li viciei!

    Ahhh tá, quando a burra chegou no final do post é que fui ver que já tinha lido sim um livro dela: Os delírios de consumo de becky bloom. Dãããã!!!!

    Quando der vai lá no meu blog me indicar um livro dela bom e bem romantico e se possível bem meloso para eu comprar?? Adoro um drama!

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro Sophie Kinsella. E sou sempre suspeita para dizer algo sobre seus livros, mas concordo q este livros tem suas falhas e não é o melhor e o mais engraçado da autora.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  10. Estava procurando informações sobre esse livro e caí aqui no blog! Gostei bastante do comentário, e agora pretendo ler o livro, hehe.

    Vou deixar o link no meu blog, pra poder passar sempre por aqui.

    Abç

    Anita
    www.anitabacana.com

    ResponderExcluir
  11. Voltei pra dizer que comprei, li e gostei :)

    Foi aqui no blog que ouvi falar da Sophie Kinsella pela primneira vez, e agora já estou no quarto livro dela e estou adorando!!!

    Bjo

    Anita
    www.anitabacana.com

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.