domingo, 12 de setembro de 2010

Samantha Sweet: a executiva do lar

O divertido livro Samantha Sweet: a executiva do lar, de Sophie Kinsella é uma ótima opção para quem quer um livro leve e dar várias risadas.

Samantha Sweet é uma advogada do grande escritório de advocacia Carter Spink e cobiça ser sócia. Para isso, ela trabalha sem descanso. Filha de advogada, Samantha foi educada durante todo sua vida para ter essa profissão e não enxerga outra coisa que poderia fazer. Já se acostumou a segmentar toda sua vida em blocos de tempo de 6 minutos, que é a divisão que a empresa utiliza para cobrar de seus clientes. Namorado? Nenhum. O último que Samantha teve foi um advogado que também segmentava o tempo de 6 em 6 minutos, e eles faziam tudo em 6 minutos, tudo mesmo!

Mas Samantha está satisfeita com sua vida e encara os aspectos negativos que acontecem como simples contratempos e não deixa de enxergar seu objetivo: tornar-se sócia. E isso acontece! Só que no mesmo dia, outro acontecimento muda completamente o mundo que Samantha construiu e o que ela pensava sobre si: ela encontra um erro... seu! E seu erro custará 50 milhões de libras para a empresa. Sem conseguir pensar no que fazer e como encarar a si mesma e aos outros, Samantha anda sem direção e pega um trem sem saber para onde vai, acaba chegando à casa do casal Geiger, um casal novo-rico e excêntrico. Lá, Samantha é confundida com uma empregada doméstica, mesmo sem ter idéia de como se faz uma omelete ou um chá, Samantha aceita o emprego por não ter outras opções e por não querer voltar para a cidade e encarar seus chefes, colegas de trabalho e sua mãe. Mesmo quando decide acabar com a farsa, se vê em situações que a impedem de tomar uma decisão. Com Samantha sendo empregada doméstica muitas trapalhadas são garantidas e só sobra cenas hilárias para a gente.

Segue um trecho de uma das tentativas de Samantha de fazer uma tarefa doméstica. Como ela é uma empregada doméstica, pelos menos para seus patrões, mas não sabe nada, ela precisa fingir que está no controle das situações, apesar de não ter a menor idéia do que está fazendo.


Levanto a tábua e tento deslizar as pernas - mas elas não se mexem. Minhas bochechas estão queimando enquanto tento interminavelmente ajeitas a tábua, virando de um lado para o outro. Como essa porra funciona?
- Na verdade, pensando bem - digo casualmente - gosto de uma tábua de passar baixinha. Vou deixar assim.
- Você não pode passar aí embaixo! - diz Trish com riso atônito - É só puxar alavanca! Precisa de puxão forte... vou mostrar.
Ela pega a tábua comigo e em dois movimentos ajustou exatamente na altura certa - Acho que você usava um modelo diferente - acrescenta com sabedoria enquanto ela se trava de novo - Cada uma tem seus truquezinhos.
- Sem dúvida! - digo agarrando-me com alívio a essa desculpa - Claro! Estou mais acostumada a trabalhar com uma... uma... Ninbys 2000.
Trish me olha, surpresa. - Essa nao é a vassoura do Harry Potter?
Porra. Eu sabia que tinha ouvido em algum lugar.
Além da diversão, o livro traz um questionamento sobre a pressão da vida moderna. Samantha era uma pessoa tensa, irratadiça, não tinha tempo para nada, com sua vida toda programada. De repente, ela leva um choque e acha que tudo acabou. Mas será que é assim mesmo? Só porque não foi do jeito que ela havia programado, a vida acabou? Não tem outro lado? E é isso que Samantha começa a descobrir e a se interrogar. Trabalhando de empregada doméstica, Samantha deixa de ser pálida para ser corada pelo Sol devido aos momentos que fica sentada no jardim sem fazer nada, seus braços ficam mais fortes devido ao serviço braçal. Ela até aprende a cozinhar e, longe do tempo dividido em blocos de 6 minutos ela pode até encontrar alguém e se apaixonar...

Samantha descobre um novo mundo, com possibilidades que ela até então não conhecia. Eu adorei o livro! Só tinha lido um outro da Sophie, O segredo de Emma Corrigan (que também adorei e empresto sempre que tenho a oportunidade - temos que divulgar um livro tão divertido assim!) e o livro não tem só diversão, pois traz essa reflexão sobre a falta de equilibrio do mundo moderno.

É engraçado que alguns livros já são lidos com as imagens de um filme passando pela cabeça e esse foi um desses casos. Seria perfeito se esse livro virasse um filme. Se fosse virar um filme, o meu palpite para os protagonistas é Anne Hathaway como Samantha e Gerard Butler como Nathaniel, eles nunca fizeram um filme juntos antes, seria uma estréia perfeita!


Sophie Kinsella é escritora e ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira. Dela, a Editora Record publicou O segredo de Emma Corrigan, além da série sobre a irresistível consumista Becky Bloom: Os delírios de consumo de Becky Bloom, Becky Bloom: Delírios de consumo na 5ª avenida, As listas de casamento de Becky Bloom e A irmã de Becky Bloom. Em breve, Becky Bloom vai ter um bebê, e a autora promete contar essa história, com todos os detalhes, em um novo livro. (orelha do livro).

No site Lost in chick-lit, há uma biografia sobre a escritora falando sobre sua vida e suas obras. Clique aqui para acessar.

Eu li o livro em e-book, se você não tiver nenhum problema e quiser ler o livro assim, clique aqui para acessar.
-> Página oficial da escritora: aqui
-> Skoob do livro: aqui
-> Onde comprar: Saraiva / Estante virtual

7 comentários:

  1. ele não é meu favorito dela.. (ñ acredito q começou a ler pelo da Emma q é o melhor disparado eheheh).. mas é muito bom também.. tem ótimas passagens.. e vê-la se virando nos serviços domésticos e a patroa achando q ela era uma empregada e burrinha é d++.

    eu também empresto o meu da Emma para todo mundo.. sempre falo sobre ele.. e todo mundo sempre acaba amando e morrendo de rir

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu adoro a Sophie Kinsella. Ela é perfeita escrevendo. Eu tb amei O SEGREDO DE EMMA CORRIGAN. Morri de rir, mas se vc quer rir para valer, leia BECKY BLOOM. Vc rolará de rir. Samantha tb é um livro sensacional!

    Ahhh, adorei o post. Super lindo!

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  3. Da autora esse livro é o meu favorito! Adorei sua resenha Dri, como sempre sincera e muito bem descrita!

    beijossss
    Lili

    ResponderExcluir
  4. Eu adoroooooooo a Sophie! Seus livros são ótimos, super divertidos! Ela sem dúvida a minha favorita no estilo chick-lit!
    =0)
    Bj.

    ResponderExcluir
  5. Estou precisando rir um pouco mesmo e livros dela são o máximo. Esse ainda não li e já vou encomendar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ei Dri!!!
    Amo a SK! Olha que coincidência, chegaram hj 'Menina de Vinte' e 'Lembra de mim'. Lembra de mim eu li em e-book, mas vou reler e Menina de vinte tô desesperada para ler.

    E tem a série da Becky. ÓTIMA tb!!! Tô esperando o 6º livro.

    O único livro que ainda não tenho dela é o outro que vc já leu (o da Emma).

    Este livro é ótimo msm. E a cena da Samantha com o Nathaniel no pomar (OMG!!! Suspirando...)
    Só queria que tivesse explorado mais o final.

    Bjokas,
    Lu.

    ResponderExcluir
  7. Para Faltin a aplicação e indicação clínica para esse tipo de tratamento compreende a maioria dos problemas ortodônticos, ficando contraindicado nas situações clínicas onde se faz necessário maior controle de movimentação radicular. “Em outras palavras, aplica-se para movimentação dentária de moderada amplitude”, garante.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.