domingo, 19 de setembro de 2010

Pobre não tem sorte

O livro Pobre não tem sorte, de Leila Rego, conta a história de Mariana, uma menina de Prudente que sonha em casar com o bom partido Edu e ter a vida que sempre sonhou: passar a tarde vendo televisão e comandando os criados, poder comprar todas as suas roupas de grife e poder fazer o possível pa raagradar a seu maridinho.
Mas só tem um porém: Mariana é pobre! Para sua sorte, ela tem como realizar seu sonho casando com Edu, mas no meio do caminho, ela poderá descobrir que a vida não é tão simples assim, pois como ela sempre diz "pobre não tem sorte!".

Ela conheceu Edu no cursinho pré-vestibular e namoraram por 6 anos até o noivado, quando tudo começou a mudar. A primeira metade do livro conta tudo o que aconteceu antes do noivado e as mudanças ocorridas a partir dele; já na segunda metade há uma reviravolta e acompanhamos Mariana ser forçada a encarar sua vida de forma diferente. 

Mariana sempre teve pensamentos grandes e se destacava no meio de sua família simples que, apesar de não concordar com suas opiniões, a respeitava e permitia seus excessos. Ela sempre tentou se manter entre pessoas da sociedade que pudessem permitir sua ascensão social e com isso, muitas vezes, ela esqueceu o que realmente importava.

Se eu conhecesse uma pessoa como a Mariana da primeira parte do livro, seria antipatia à primeira vista, pois Mariana é uma pessoa totalmente futil e se preocupa demais com o que os outros pensam. Só que Mariana é uma pessoa em evolução, quando algo parece estar errado ou quando ela ouve uma crítica de alguém que gosta, ela pensa no que ouviu, não descarta direto só por não ter agradado. E essa é uma grande qualidade: a capacidade de ouvir e refletir sobre suas atitudes, não importando se é tarde demais ou não. Claro que não vou dizer o que aconteceu e o que ela resolveu, leia o livro para saber (e vale a pena)! Eu simplesmente devorei a segunda metade do livro! Adorei acompanhar as reflexões de Mariana, sua capacidade de auto-crítica e determinação em tentar fazer o que considerava certo.

Acredito que existam muitas Marianas por ai, pena que nem todas sejam tão inteligentes como a Mariana do livro! rs

Edu é um charme à parte. Em alguns momentos fiquei em dúvida sobre o que ele realmente queria, mas, no final, entendemos o porquê de suas atitudes.

Já esperava pelo final, pois o título o denuncia. E deixa aberta a possibilidade de uma continuação. Gostei muito do livro, apesar de ser uma leitura leve, tem uma boa mensagem no final e dependendo da leitora (ou leitor) dá bastante o que pensar.


Nascida no Paraná, Leila Rego passou grande parte de sua infância sem acesso a TV (ou mesmo eletricidade). Seu passatempo favorito sempre foi a leitura, que desafiava sua criatividade e a fazia viajar a mundos até então inimagináveis. Formada em Turismo, e com diversas especializações em Recursos Humanos, área onde trabalhou por vários anos, decidiu realizar seu maior desejo: escrever. Este livro é o primeiro de muitos que virão. Para quem acredita que "querer é poder", como Leila, o impossível é apenas algo esperando para ser realizado. (Orelha do livro)


-> Site da autora: aqui
-> Skoob do livro: aqui
-> Onde comprar: Saraiva

Um comentário:

  1. Este livro está na minha estante, esperando por mim... A Leila é uma fofaaa! E, o livro parece mesmo ser mto bom! Bjo.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.