domingo, 11 de janeiro de 2009

As vinhas da ira, John Steinbeck


Cheguei a desistir da leitura de As vinhas da ira, de John Steinbeck 2 vezes, pois estava ficando muito deprimida com o livro, mas sabia que se não lesse agora, levaria anos até pegá-lo novamente.

O livro é cansativo, Steinbeck é muito descritivo. Porém consegue transportar você para dentro da história. Estou gostando da leitura, mas é preciso parar muitas vezes para tomar fôlego, não por seu um livro grande - fisicamente - mas pelo teor da leitura.

Você pode trazer todas as reflexões de Steinbeck para os dias atuais, correlacionar cada coisa que ele cita com um fato que conhecemos: ele descreve a irracionalidade da ganancia de forma direta e clara, toda a forçada transição da vida dos agricultores rurais para uma vida de trabalhadores subordinados e todas as perdas que isso causou, todo os sofrimentos, todas as mudanças de paradigmas na sociedade...

Muitos citam 1984 como uma leitura obrigatória para todos, por desmascarar conceitos que nunca são esclarecidos abertamente em nossa sociedade. Apesar de ainda não ter acabado a leitura, digo o mesmo de As vinhas da ira: todos precisam lê-lo.

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Obrigada por me seguir!! Vi que vc gosta de Jane Austen né?

    já visitou meu blog sobre a autora?

    www.janeaustenclub.blogspot.com

    bjs,

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei interessada em lê-lo! Também me sinto assim, às vezes, ao ler livro. È doloroso continuar...mas, mesmo assim eu gosto!;)

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.