quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Amor ou consequência

Sabe quando você assisti a um filme e fica horas e fica horas com ele na cabeça? Ou com a conhecida Depressão pós filme? Então, é exatamente isso que Amor ou consequência (Jeux d'enfants, 2003) fez comigo. Além da história pouco comum, o final mexe com a gente, pois é cheio de metáforas e muito bonito.

Julien e Sophie se conheceram ainda crianças e por serem solitários (ela por ser discriminada devido as suas origens e ele por ser filho único de uma mãe doente), tornaram-se melhores amigos unidos por um jogo tipo "verdade ou consequência": quem estiver com a caixinha deve fazer o que o outro disser ("cap ou pas cap", "capaz ou não capaz").




Caixinha que Julien ganhou da mãe e determina quem fará o desafio

Enquanto crianças, os resultados do jogo são apenas traquinagens ou aventuras tipícas de crianças bagunceiras ou que não respeitam regras. Porém, quando adultos, o jogo começa a tomar proporções maiores. Julien e Sophie se tornam dependentes do jogo, ficando incazes de tomar decisões ou seguir com a vida longe um do outro. Eles criam um mundo próprio, onde a única lei são os desafios do jogo. Mas nada é simples. Ao mesmo tempo que se sentem obcecados pelo jogo e puxados um para o outro, eles não conseguem revelar seus sentimentos ou entender o que é jogo ou realidade e tentam traçar suas vidas, mesmo insatisfeitos.


Em um dos desafios, Sophie teve que usar as roupas íntimas por cima da roupa para fazer um exame na escola


Mais um desafio

Julien começa como uma criança sonhadora e imaginativa que, depois de perder a mãe, é criado por um pai distante. O ator que o interpreta (Guillaume Canet) traz um adolescente maroto e esperto, feliz por compartilhar um jogo particular com a melhor amiga e fazer parte de algo diferente e distante do mundo. Já adulto, Julien se torna oprimido e distante, dividido em se entregar ao jogo ou ser mais um na sociedade.

Sophie é lindamente interpretada por Marion Cottilard. Quando criança, Sophie encontra em Julien o escape de seu mundo. Já adulta, Sophie precisa tomar decisões e acaba se distanciando de Julien mesmo amargurada e amá-lo.



O sentimento entre os dois personagens e o jogo que compartilham o distanciam do mundo real. Até que chega um momento em que precisam tomar decisões pois nenhuma obsessão é saudável, mas não sabem se conseguirão ficar sem o outro e construir um outro estilo de vida.



O filme é lindo, no começo lembramos muito de Amelie Poulain, mas logo depois de uns 15 minutos percebemos que o filme é muito mais do que isso. A história é muito original e mistura romance, drama e uns toques de comédia. Durante toda a história ficamos torcendo pelos personagens e demoramos a entender a importância do jogo, mas os desafios, de uma via de escape se tornaram um modo de vida, o que dava sentido à vida deles e viver como uma pessoa normal se tornou um tormento.

Para quem já assistiu ao filme, o final é o grande ponto, pois é cheio de metáforas.

Amor ou consequência entrou para a lista dos meus filmes preferidos. Se você gosta de um bom romance ou de uma boa história e ainda não viu esse filme, está perdendo tempo!!

Segue trailer do filme

 










14 comentários:

  1. Oi, Adrianne! Dica boa hein? Parece do feitio do que gosto de ver. Se o filme agradar aos meus olhos tanto como a seleções de imagens e cenas o fizeram, certamente irei me juntar à turma de apreciadores desse filme.=D

    Excelente post!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri!
    Juro que me arrepiei lendo a descrição do filme.
    Vou ter que ver...
    Será que o encontro para comprar?

    Amei o post!
    Bjins

    ResponderExcluir
  3. Lu,

    Eu baixei o filme daqui http://filmescomlegenda.net/. Adoro esse site e baixo muita coisa boa de lá.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri,
    Adoro filme francês e esse me chamou a atenção. Vou já pra locadora. Valeu!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que fofooo, nossa adorei. É realmente diferente essa ideia de fazer o filme e ele decorre de uma brincadera que acaba por ser viciante.
    Mais um pra minha lista de filmes.

    Beijos.
    Amei o blog.

    ResponderExcluir
  6. A capa do filme é linda... pensei que fosse um livro... fiquei curiosa, tomara que eu encontre esse filme fácil!!

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  7. Parece ser exatamente meu tipo de filme, vou procurar pra baixar agora #shiiu HAHAHAHA
    Parabéns pelo post, ótima indicação :D
    Beijos,
    Thanny in Wonderland

    ResponderExcluir
  8. Me ajuda! to louca por esse filme, mas não consigo baixa-lo, fui nesse site que você disse so que quando chega no IMDb eu não sei o que fazer... please!

    ResponderExcluir
  9. Ei Dri!
    Obrigada pelo link.
    Vou baixar sim!
    Bjins

    ResponderExcluir
  10. Adriana voCê não tem noção da loucura que eu to aqui para assistir esse filme, eu simplesmente não consigo baixar, nesses instanta eu tava toda boba, retardada mesmo, jurando que eu tinha baixado o filme, quando eu fui ver, baixei o filme errado. quase choro... Please! ajuda eu!

    ResponderExcluir
  11. Meninas,

    Se o site não abrir, joguem o nome no google Filmes com legenda, por lá deve abrir. O site é lento mesmo. Tem que ter o Torrent para conseguir baixar.

    Qualquer coisa, me mandeu um e-mail adriana.ornellas@gmail.com

    Beijoooos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dri! Nossa nunca tinha ouvido falar desse filme! Vou agora mesmo procurá-lo! Adorei sua resenha, parabéns, muito bem escrita!

    Valeu pela dica e desculpa a sumida...rs Tive muitos projetos na faculdade e provas.

    Estou voltando!!!

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  13. Assisti ontem. Magia e poesia incrustradas em umq pequena obra-prima. Baixei aqui: http://cineumpordia.blogspot.com/2011/03/amor-ou-consequencia.html

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.