sábado, 15 de maio de 2010

Fazendo meu filme

O livro Fazendo meu filme, da escritora Paula Pimenta conta a história da super simpática Fani, ou Estefânia, como ela não gosta de ser chamada. Fani tem 16 anos, cursa o segundo ano, tem alguns amigos (alguns mais chegados do que outros, mas não muitos), gosta de ficar em casa assistindo filme, frequenta regularmente a academia e tem como melhor amigo Leo. 

Repentinamente, surge a oportunidade de fazer uma prova para concorrer a um intercâmbio, sem muita esperança, Fani faz a prova impulsionada pela mãe. Para sua surpresa e alegria, Fani passa na prova, mas isso também desperta muita
ansiedade e dúvidas. Claro que nada é tão simples: antes de viajar, Fani descobre muitas coisas sobre si mesma e sobre as pessoas que ama que a fará amadurecer.

Apesar da protagonista ter 16 anos, ela possui dúvidas e neuroses que mulheres de qualquer idade tem, em muitos momentos, nos vemos nela. O livro é escrito de maneira muito direta e informal, nos transportando direto para o universo de Fani; também incorpora elementos de comunicação modernos que fazem parte do cotidiano de muita gente, o MSN. Um plus é que cada capítulo tem como epígrafe uma frase de filme. Vemos filmes que gostamos sendo citados durante o livro e frases que também gostamos fazendo alusão ao assunto de cada capítulo.

A leitura e leve e o livro é lido com rapidez pois não dá vontade de larguá-lo. Recomendo para todas as idades e gostos!

Fazendo meu filme faz parte de uma trilogia, Fazendo meu filme 2 já foi publicado e o terceiro será lançado  em outubro, segundo divulgado pela autora no twitter.



 Aproveitando, não vou colocar a lista inteira de DVDs da Fani, mas vou extrair os que mais gosto dela e colocar abaixo:

As patricinhas de Beverly Hills
Enquanto você dormia
Feitiço do tempo
O fabuloso destino de Amelie Poulain
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
O diário de Bridget Jones
Os goonies
A noviça rebelde
Curtindo a vida adoidado
Como perder um homem em dez dias
De repente 30
Dirty Dancing
Diário de uma paixão

A lista não está completa, mas dá para ter uma idéia de como os gostos de Fani se aproximam dos nossos.

Primeiro parágrafo:

"Começou a chover de novo. Pelo menos isso. Enquanto o tempo estiver ruim, eu não preciso sair. Não sei quem sancionou a lei de que meninas de 16 anos são obrigadas a sair todos os dias do final de semana. Se eu estou a fim de ficar em casa, com meus DVDs, meus livros ou simplesmente fazendo nada, a minha família já pergunta se eu estou doente. Pior do que isso. Passam-se cinco minutos e as minhas amigas começam a aparecer ou telefonar, como se o fato de eu ter dito que queria ficar em casa tivesse sido um espécie de brincadeira."

Título: Fazendo meu filme
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2009, 2. edição
Editora: Gutenberg
Páginas: 328

3 comentários:

  1. Adorei esse livro tb. Paulinha é super simpática e sua personagem ganhou vida em suas mãos. Simplesmente, amei.

    Ótima resenha.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doidinha por este livro, de tanto elogios q já pela web!! rs. Eu adoro cinema, acho q vou adorar Fani!rs.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Ei Dri!
    Tb acho o livro super fofo. Quero reler assim que conseguir um tempinho, mas tem tanta história nova para eu conhecer que está difícil arrumar tempo para as antigas ;)
    Tô doida para sair o FMF3.
    Bjins

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.