quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Coração de tinta

Ler é uma aventura! Não há como discutir dessa afirmação, certo? Afinal, através da leitura viajamos sem sair de casa. Isso até já virou clichê. Então, para mudar um pouco esse cenário, Cornelia Funke adicionou mais aventura ao ato de ler. E que aventura! Imagine que você esteja lendo um livro em voz alta e de repente os personagens da história deixam de ser de tinta impressa e passam a fazer parte do nosso mundo. Só há um problema, sempre que alguém sai de uma história, alguém do nosso mundo tem que entrar no livro. Como se fosse para compensar e manter o equílibrio dos mundos. Mas convenhamos, com essa aventura não há equílibrio que seja suficiente para compensar uma troca dessas, quer dizer, às vezes pode até ser o caso, trocar um carinha chato pelo Mr. Darcy vale muito a pena!!

Mas para Mo não haveria troca que compensasse sua perda. Mortimer, um encadernador apaixonado por livros, tem esse dom. Sem querer, no passado uma troca de personagens mudou toda sua vida e trouxe vários personagens do livro Coração de tinta para o nosso mundo. O grande problema foi que Mo trouxe o grande vilão da história que, claro, não ficará satisfeito até ter Mo para tirar dos livros todos os seus desejos. Em troca, uma pessoa muito importante para Mo foi enviada para o mundo de Coração de tinta.

Esse é o mote do livro. Se o livro se resumisse unicamente a esta excelente história, já estaria bom. Mas a história ainda é recheada de adoráveis personagens. Durante a leitura, você fica em dúvida sobre qual deles é seu favorito e cada nova situação influência a decisão para um, mas no final, não há como não se apaixonar por todos.

Mo tem uma filha que compartilha com ele a paixão pelos livros, Meggie. Uma menina de 11 anos, com muito mais coragem do que imagina ter e um amor incondicional pelo pai. A tia de sua mãe, é Elinor. Uma bibliômaníaca de carteirinha: tem a casa abarrotada de livros. Todos organizados e separados por categoria, sendo que somente os mais importantes ficam na biblioteca. Ela despreza que a tirem de sua solidão com os livros e tem um humor totalmente irascível.

No dia em que Elinor recebe em sua casa a visita de Mo, Maggie e Dedo Empoeirado, ela não tem idéia que vai ficar no meio de uma grande confusão e que sua relação com os livros nunca mais será a mesma.

Dedo Empoeirado é um dos personagens do livro Coração de tinta retirado por Mo. Ele não se adaptou ao novo mundo e o que mais deseja é voltar para casa. E fará qualquer coisa para conseguir isso! Eu me encantei por Dedo Empoeirado, ele é um personagem muito complexo e com muitos sentimentos. Logo no começo do livro percebemos a dualidade de suas atitudes, embora tenha um bom coração, ele precisa agir contra seus princípios para encontrar o caminho de volta para casa. Apesar disso, não há aquela dicotomia explícita de ele ser bom ou mau e isso fica evidente com o modo como Mo o entende.

O mais legal é que cada personagem tem uma relação diferente com os livros: Meggie vê o livro como o portal para o prazer da leitura, para a amizade com um ser que a tira do mundo quando ela precisa; Elinor é uma colecionadora e o livro como um objeto importante, ela se preocupa muito com o físico do livro, pegar um livro seu com a mãe suja é assinar uma sentença para ser vítima de seu mau humor por uma década; para Mo, além do livro ser o instrumento de seu trabalho, o que ele faz com muito capricho e carinho, os livros proporcionam momentos felizes com suas histórias, é um elo de ligação entre as pessoas; Dedo Empoeirado e Capricórnio - o grande vilão de Coração de tinta - enxergam o livro apenas como um meio de alcançar seus objetivos, cada um ao seu jeito; Fenoglio, o autor do livro, não vê o livro, apenas vê a história que está dentro dele, o mundo criado que passa a existir a partir de sua leitura.

Cornelia tem um jeito muito especial de escrever e sua narrativa tem uma leveza que prende a atenção do início ao fim e consegue exprimir todos os sentimentos dos personagens com grande facilidade. Certa vez li (não lembro se era exatamente assim) que o bom escritor escreve de um jeito que parece, para quem o lê, que escrever é uma das coisas mais simples do mundo. Acredito que seja assim com a escrita de Cornelia: ela consegue expressar o mundo da sua história e os sentimentos de seus personagens com tanta precisão, que torna a leitura fácil e esconde a grande teia complexa nas suas entrelinhas.

O livro tem uma adaptação cinematográfica (de 2008) com Brendan Fraser interpretando Mo, Paul Bettany no papel de Dedo Empoeirado (no livro ele é ruivo e no filme loiro, só para constar) e Helen Mirren como Elinor. Tem um tempo que vi o filme e pretendo rever para comparar com o livro e também porque é sempre bom revisitar boas histórias.

O livro é mais do que recomendável: linda história, personagens apaixonantes e uma escrita que prende.

Coração de tinta faz parte de uma trilogia. Todos os livros já foram lançados no Brasil. segue a ordem dos livros:

Série Mundo de tinta
* Coração de tinta
* Sangue de tinta
* Morte de tinta

Trailer do filme baseado no livro




9 comentários:

  1. Ah eu adoro este livro, é encantador, tua resenha está ótima, transmite bem a dimensão do livro!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Dri!!!
    Nossa que ótima resenha para Coração de Tinta! Mas é um livro fantástico não é mesmo? O filme deixa a desejar um pouco perto do filme, e tem várias coisas que não batem, mas não é de todo ruim, vale a pena rever!
    Eu me encantei demais com essa coleção viu? É das minhas favoritas!!!
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  3. Dri, sua resenha ficou esplêndida! Eu amei! E, amei este livro. Falta eu ler o último da trilogia, mas não sei se tenho coragem de me despedir da história...rs. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri, você descreveu bem o livro e seus personagens. Li Coração de Tinta o ano passado e simplesmente amei! Mal posso esperar para ler a continuação da trilogia. Adoro livros que falam de livros e foi isso o que gostei mais em Coração de Tinta, as várias referências que faz ao objeto livro e ao ato de ler. Bom, mas a história é muito boa e os personagens são ótimos. Gostei muito do Mo, do Fenóglio e do bichinho de estimação de Dedo Empoeirado. Com relação a ele fiquei com um pé atrás, é um personagem complexo e controverso, pelo menos para mim. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu tenho impressão que o coração de tinta é um livro parecido com o mistério do vale da lua ou stardust, que encanta as pessoas pelo filme e o livro é mais encantador ainda! Ótima resenha, beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito legal, gosteiii demaiss dele!!! XD

    ResponderExcluir
  7. Ei Dri!
    Parabéns pela resenha! Explicou tudo sobre o livro.
    Eu tb adoro a história, mas fiquei frustrada com o filme que muda tudo!
    Ainda não li o restante da trilogia, mas pretendo, assim que encontrar os livros em promoção =)
    Bjins

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri! Puxa, eu fiz a burrada de ver o filme a não li o livro. Sei lá, o filme para mim faltou algo e aí eprdi a vontade de ler o livro.
    Com a sua resenha parece que estou perdendo realmente uma excelente leitura...

    Mas agora até troquei o livro! rs

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  9. EU prefiro o livro é mais interssante e completo e tbm é um dos meus livros favoritos !

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.