quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eu leio, eu sou Mariana Dal Chico

Essa é a terceira edição do Eu leio, eu sou... e eu agradeço muito a participação da Mariana que foi muito simpática ao aceitar o convite. Então, segue a entrevista:

PERFIL

1. Nome completo: Mariana Dal Chico

2. Idade (ou não): 28

3. Estudante? De quê? Trabalha? Em quê?
Sou fisioterapeuta e trabalho com crianças que tem algum tipo de deficiência física/neurológica.



4. Você se considera um (a) leitor (a) ...
Voraz
5. O que você costuma ler?

Leio de tudo. Sou muito eclética. Gosto de intercalar os gêneros entre uma leitura e outra. Gosto de suspense, romance, terror, YA, sobrenatural, biografias... Já li muito e-book, hoje raramente leio um, prefiro o livro de papel mesmo, não tem nada melhor do que o cheiro de um livro novo. Gosto muito de ficção, mas também leio não-ficção.

6. De que modo você lê?
Leio em muitos lugares diferentes, nos horários vagos do trabalho, em casa, no carro e antes de dormir é essencial. Uso muitas tags enquanto leio o livro, marco passagens que gostei ou que está explicando alguma coisa importante da trama. Não gosto de ouvir música enquanto leio, mas as vezes meu marido está assistindo TV ao meu lado.

7. Ziraldo tem uma frase que diz: “Ler é mais importante do que estudar.” Você concorda com esta frase?
Eu acho que qualquer tipo de leitura é uma forma de estudar. Você aprende novas palavras, novas culturas, a leitura sempre acrescenta alguma coisa em seu conhecimento.

8. Qual a influência da leitura/livros na sua vida pessoal/profissional?
Na área da saúde os tratamentos evoluem muito rápido. Então a leitura de revistas e artigos científicos é essencial para que eu possa melhorar o tratamento do meu paciente.

9. Quando as pessoas perguntam “Por que você lê tanto?” ou “Para que tantos livros?”, o que você responde?
Eu respondo que é o meu lazer. Não gosto de assistir novelas e programas bobos na TV, prefiro um bom livro.

10. Você escreve?
Apenas minhas resenhas! Como escritora, sou uma ótima leitora ;)

11. Qual sua opinião sobre:

- bibliotecas:
acho que as pessoas deveriam visitar mais as bibliotecas. Quando eu era estudante e não me sobrava muita grana para comprar meus próprios livros, eu ia semanalmente na biblioteca da minha cidade. Lá eu li MUITOS livros da Anne Rice, Sidney Sheldon, Stephen King, Agatha Christie. Aconselho a todos irem visitar a biblioteca da cidade de vocês, muito melhor do que ler um e-book ;)

12. No livro Fahrenheit 451, as pessoas escolhem um livro para decorar e contar suas histórias. Depois passam a ser chamadas e conhecidas pelo nome do livro. Se você tivesse que escolher um livro para decorar e ser esse livro, qual seria?
Nossa! Essa pergunta é muito difícil! Não sei, diante do caos em que vivemos acho que escolheria um livro de fantasia, tipo The Iron King, Clockwork Angel...

ENTREVISTA

 

1. A leitura de livros de literatura influencia de algum modo o seu trabalho com as crianças?
Não muito. A maioria das crianças que atendo não tem um bom cognitivo, que permita a compreensão de uma história, mas as que compreendem gostam muito quando falo sobre os livros infanto-juvenis que leio.

2. Existe algum tipo de programa que encoraje o relacionamento com os livros nessas crianças?
Na instituição onde trabalho as crianças que tem um bom cognitivo, são encaminhadas para sessões com um pedagogo que incentiva a leitura não só de livros, como de jornais e revistas.

3. Como uma leitora eclética, o que você acha das chamadas “modinhas”? Tem mais lados positivos ou negativos?
Eu sou da opinião que todo tipo de leitura é válida. As ‘modinhas’ acabam influenciando os jovens a iniciar uma leitura e isso pra mim já é o suficiente.

4. Como é esse sistema de tags? É uma lista de palavras que você usa para determinados assuntos ou é aleatório e escolhido durante a leitura?
Tags, são um tipo de post-it onde você cola em cima do local que quer deixar em destaque ;)




5. Você citou alguns livros de fantasia. Acha que esse gênero ajuda no desenvolvimento das pessoas?
Com certeza! Em todo livro o autor sempre quer passar alguma mensagem para quem está lendo, seja de fantasia ou não. Basta você absorver tudo o que a história lhe proporciona. E por que não aprender alguma coisa se divertindo?

6. Você faz parte de um blog literário de sucesso. Como o blog influência nas suas escolhas literárias?
Por causa do blog, eu recebo muitos livros para fazer resenha, na maioria das vezes um título é oferecido e eu posso recusar ou aceitar a leitura desse livro. Alguns livros que recebo, se eu os visse em uma livraria não compraria, e na maioria das vezes me surpreendo, acho que isso é a maior diferença de receber livros de parceria. Mas isso não influencia em nada minha resenha. Se eu gostei do livro vou elogiar, se eu não gostei, vou apontar o motivo.

Blog da Mariana: http://www.psychobooks.com.br/


 
E então, vocês gostaram? Tem alguma para completar da entrevista da Mariana? Deixem nos comentários...



6 comentários:

  1. Ei Dri!
    Parabéms pela entrevista!

    Eu queria ter coragem de marcar com post-it, mas tenho medo da cola soltar =/

    Qual é o blog da Mariana?

    Bjins!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de conhecer um pouco de você, Mariana. Também utilizei muito as bibliotecas para ler. Uma época perto da minha casa tinha uma biblioteca que aluga livros, eu adorava, pois o acervo era enorme, eu aproveitei bastante este período.Parabéns pela entrevista, bjs
    Ps: Qual é o seu blog?

    ResponderExcluir
  3. Oi, meninas!

    O site que da Mariana é o Psycobooks http://www.psychobooks.com.br/. Vou atualizar o post com a indicação dele.

    Obrigada por lembrar;

    Beijão,
    Dri Ornellas

    ResponderExcluir
  4. Aaahn, eu não conheço nenhuma biblioteca pública na minha cidade! D:

    Mas tem a biblioteca da minha escola, e eu já li taaaaanto lá que conheço o lugar da maioria dos livros!
    A partir do ano que vem vou procurar um biblioteca pública, porque vou sair da escola, né... =/

    ResponderExcluir
  5. Oi Dri, eu também queria saber o endereço do blog, mas vi que você o colocou na respota.
    Parabéns pela entrevista, ficou ótima e as opiniões da Mariana são bem interessantes. Gostei dessa forma de post-it, de vez em quando também faço, mas depois de anotar o trecho que gostei, tiro do livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Miriam!

    Tem alguma unidade do Sesc perto da sua casa ou bairro?

    Pergunto porque o Sesc sempre tem boas bibliotecas. Passei toda minha adolescência frequentando a biblioteca do Sesc do bairro vizinho ao meu. É uma ótima opção.

    Beijos,
    Dri Ornellas

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.