quinta-feira, 8 de maio de 2008

A menina no fim da rua

Esse é o título de um livro de 1973, do escritor estadunidense Laird Koenig.

Uma trama simples e envolvente, que conta a história de Rynn, uma menina inglesa de 13 anos que mora sozinha em seu novo país, Estados Unidos. Estranho uma menina de 13 anos morar sozinha, não? É para proteger esse segredo e garantir sua independência, que Rynn precisa despistar a inquilina enxerida da casa, livrar-se do filho pervertido desta e do bom policial Miglioriti, que é tio de Mário, um mágico que se torna amigo de Rynn.
Há a versão cinematográfica do livro de 1976, com Jodie Foster e Martin Sheen.

Transcrevo um (dos) diálogos interessantes do livro:

"Ela deu um suspiro profundo, como se quisesse dizer que ele não estava tentando compreender.
- O jogo é fingir, é fazer os movimentos da vida, mas não é para viver.
- A escola é a vida.
- Não. - Rynn balançou a cabeça com tanta força que foi preciso afastar dos olhos os longos cabelos. - A escola é ter pessoas lhe dizendo o que é viver, sem deixar que você descubra por si mesmo.
- Mas é preciso ir à escola.
- Para quê?
- Para aprender alguma coisa.
- Tais como...?
- Ler e escrever, e...
- E eu não sei ler, eu não sei escrever?
- Muito bem, porque seu pai lhe ensinou. E o que diz de quem não tem um pai como o seu?
- Alguma vez me referi a outra pessoa, além de mim mesma? Se você gosta da escola, tanto melhor para você.
- Exceto que eu não acredito que você esteja dizendo o que pensa.
- Por que teria eu de querer que todos fossem iguais a mim, quando eu não quero ser como todo mundo?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.