segunda-feira, 31 de maio de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias: 6° dia - Livro que menos te fez ter atenção nele

Livro: O diário de Anne Frank
Escritora: Anne Frank


Chegamos ao sexto dia do desafio e o assunto de hoje é o livro que menos prendeu minha atenção e o título que recebe essa honra é O diário de Anne Frank.

Sei de todo o contexto em volta do livro e sei que há pessoas que veneram o livro e sua história, mas acho o livro bem chatinho. Já tentei ler duas vezes, sem sucesso. Mas ele está aqui na estante e ainda vou tentar lê-lo novamente.

domingo, 30 de maio de 2010

Balanço de leitura do mês de maio

 Ainda falta um dia para o término do mês, porém farei o balanço hoje, pois que não irei finalizar nenhum livro  até amanhã.
Esse mês foi muito produtivo e estou muito feliz porque finalmente consegui colocar minha meta anual em dia.

Em maio li 9 livros !!!! Para alguns pode até parecer pouco, razoável ou até normal, mas a rotina deixa o tempo curto para as leituras e conseguir esse número, para mim, é motivo de felicidade.

Bom... voltemos para o assunto. Os livros lidos foram:

1 - Fazendo meu filme 1: a estréia de Fani, Paula Pimenta (resenha aqui)
2- Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, Liliane Prata (resenha aqui)
3 - Confie em mim, Harlan Coben (resenha aqui)
4 - O noivo da minha melhor amiga, Emily Giffin (resenha aqui)
5 - Ame o que é seu, Emily Giffin
6 - Eclipse, Stephenie Meyer
7 - A vida na porta da geladeira, Alice Kuipers
8 - Fazendo meu filme 2: Fani na terra da rainha
9 - O marido perfeito mora ao lado, Felipe Pena

Um saldo também bom é que li 3 autores brasileiros diferentes.

A meta então está assim: 

Lidos: 25 livros
Total da meta: 60

Desafio 10 livros em 10 dias: 5° dia - Livro que mais te fez ter atenção nele


Livro: Saga Twilight
Escritora: Stephenie Meyer

sábado, 29 de maio de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias: 3° dia - 4° dia -Livro mais caro que você comprou

Livro: O jogo da amarelinha
Autor: Julio Cortázar


A parte do Desafio 10 livros em 10 dias de hoje é contar qual foi o livro mais caro que já comprei. E o livro do caso é O jogo da amarelinha, do escritor Julio Cortázar.

Esse livro representa duas culpas: por ser o mais caro e por eu ainda não tê-lo lido. Pois é. Acho que na época li um artigo ou um ensaio falando do livro e fiquei com a idéia fixa de comprá-lo. Só que tem uns dois anos e ainda não o li. Uma vergonha!!

Bom... não vou falar quanto foi, pois realmente é uma vergonha gastar tanto dinheiro e nem ler o livro. Mas ele está aqui na estante e o dia chegará.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias: 3° dia - Livro mais barato que você comprou

Livro: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare


O assunto do 3º dia do Desafio 10 livros em 10 dias proposto pelo blog Partes de um diário consiste em dizer qual foi o livro mais barato que já comprei.

Os livros mais baratos que comprei foram vendidos na Feira do livro, que esporadicamente acontece no Centro do Rio de Janeiro (e em outros bairros também, mas só frequento no Centro) em diferentes pontos (Central, Carioca, Cinelândia e Uruguaiana). Como citado foram livros, 3 no total: 3 por R$ 1,00 !!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Desafio 10 livros em 10 dias: 2° dia - Livro que você mais odiou

 Livro: Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?
Autores: Allan e Barbara Pease

Sinopse: "Este livro é leitura obrigatória para todos os homens e mulheres que se amam, se odeiam ou simplesmente convivem. Você vai aprender sobre si, sobre o sexo oposto e como melhorar seus relacionamentos." - Dr. Denis Waitley, autor de Impérios da Mente

quarta-feira, 26 de maio de 2010

10 livros em 10 dias #1

A Daniela Tiemi, do ótimo Mundo de tinta indicou o A menina do fim da rua para participar de um desafio bem legal: 10 livros em 10 dias. O desafio foi uma iniciativa do blog Partes de um diário e não, não é para ler 10 livros em 10 dias. Bem que eu gostaria de conseguir fazer isso, mas não consigo e nem posso (tentar).


O desafio consite em indicar durante 10 dias um livro do tipo especificado na lista da Luana.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Filmes favoritos I

Aproveitando minha lista de filmes favoritos no filmow (rede social de cinema, meu filmow, para quem quiser adicionar) vou listá-los aqui e ficam como dicas, sendo ou não os meus preferidos, são bons filmes que vale a pena assistir. É um número redondo (20) e será dividido em dois posts. Seguem os primeiros 10 (não possuem ordem de preferência):
1. O segredo dos teus olhos (2009)




Sinopse: Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida. 

Porque é preferido: o filme mistura romance e suspense em uma história com um final surpreendente. Resenha no blog aqui.



2. Golpe de mestre (1973)






Sinopse: Dois malandros dão um golpe em um capanga de um poderoso gângster e embolsam uma grande quantia em dinheiro. Porém, o gângster quer vingança e assassina um dos malandros. Agora o outro que está sozinho, vai buscar ajuda de um ex-companheiro para que juntos possam aplicar um grande golpe no criminoso para vingar a morte do colega.


Porque é preferido: os dois personagens criam trapaças inteligentes e somente descobrimos a maior trapaça de todas no final.





3. De repente 30 (2004)




Sinopse: Jenna é uma garota divertida mas impopular. Quando as coisas dão erradas em sua festa de aniversário de 13 anos, ela deseja ter 30 anos, ser bem sucedida e possuir um namorado. Quando acorda no dia seguinte tudo é realizado, mas ela logo perceberá que na realidade sempre teve o que quis até tentar ser popular.



Porque é preferido: a história simples traz uma nostalgia gostosa de sentir. E o elendo é ótimo.





4. E se fosse verdade (2005)






Sinopse: David Abbott é um paisagista que descobre o espírito de uma mulher em seu apartamento. Ele acaba se apaixonando por ela, que na verdade é Elizabeth Masterson, uma mulher em coma. Só ele pode impedir que os aparelhos dela sejam desligados e que ela parta de vez deste mundo. 

Porque é preferido: antes de assistir ao filme eu já havio lido o livro e adorado a história. O filme aperfeiçoou o enredo dando um toque de comédia. Mais uma vez, o elenco é ótimo.



5. Como perder um homem em 10 dias (2003)




Sinopse: Ben Barry é um publicitário que faz uma aposta onde deve conquistar uma mulher em apenas 10 dias. A vítima é Andie Anderson, uma feminista que está escrevendo uma matéria de como perder um homem exatamente no mesmo período. Nessa brincadeira, os dois acabam se apaixonando, mas nenhum quer abrir a mão de perder a aposta, desconhecida pelo outro. 

Porque é preferido: simplesmente porque sim!! Adoro todas as cenas do filme, já vi mais de 10 vezes e não deixo de me divertir.



6. O fabuloso destino de Amelie Poulain (2001)




Sinopse: Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida. 

Porque é preferido: tem muito tempo que o vi pela primeira vez, mas lembro que assim que o narrador começou a falar na cena dos copos dançando na mesa, um sorriso surgiu e não me deixou até o final do filme.



7. Orgulho e preconceito (2005)






Sinopse: Cinco irmãs são criadas para se casar com bom marido por sua mãe (Brenda Blethyn). Quando o Sr. Darcy (Matthew Macfadyen) se muda para a região, sendo rico, belo e solteiro, começa uma grande confusão entre ele e Elizabeth (Keira Knightley), uma das irmãs predestinadas ao casamento. 

Porque é preferido: baseado no livro da Jane Austen. Então... não há muito o que se dizer.





8.  Desejo e reparação (2007)






Sinopse: Na Inglaterra de 1935, numa rica propriedade rural, vivem a matriarca e suas duas filhas – a voluntariosa Cecilia, a mais velha, e a jovem Briony, de 13 anos. Também é o lar de Robbie Turner, filho da governanta, mas educado em Cambridge às expensas do falecido patrão. Cecília e Robbie têm uma forte conexão, sem saberem, no entanto, se são correspondidos um pelo outro. Briony é a única testemunha da atração entre os dois, e será justamente uma iniciativa dela a definir o futuro dos dois amantes. 


Porque é preferido:  a história é linda e triste. O final é surpreendente.



9. Apenas o fim (2008)






Sinopse: Garota decide abandonar o namorado e fugir para um lugar desconhecido. Antes de partir, porém, ela resolve encontrá-lo, mas eles têm apenas uma hora para fazer um balanço bem-humorado de suas vidas.


Porque é preferido: porque é bom ver o que conhecemos sendo falado pelos personagens do filme.





10. Disque M para matar (1954)






Sinopse: Um homem cria um plano para assassinar sua esposa pelo dinheiro, mas, quando as coisas dão errado, ele consegue improvisar um genial plano B para ainda tentar levar vantagem.

Porque é preferido:  suspense perfeito, onde do início ao final ficamos tensos com os desenrolar dos fatos.





Todas as sinopses foram retiradas do site de cinema Cine Players.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Meus livros

Não, infelizmente a figura ai em cima não é do meu quarto. É o meu plano de fundo na área de trabalho. Um dia terei uma biblioteca abarrotada assim... tudo bem, não é uma biblioteca, é uma livraria, mas who cares? Enquanto isso...

terça-feira, 18 de maio de 2010

O noivo da minha melhor amiga

O noivo da minha melhor amiga, da escritora Emily Giffin, é um livro sensível e divertido, que nos faz torcer e compartilhar as dúvidas e agonias de Rachel.

Rachel é uma advogada que não gosta muito de sua carreira, é uma mulher comum: não está fora de forma, mas tem umas gordurinhas, não é bronzeada e nem usa quilos de maquiagem. O contrário de sua melhor amiga Darcy que sempre tem tudo o que quer. Darcy está noiva de Dex, com quem namorou durante 7 anos.

domingo, 16 de maio de 2010

Hábitos de leitura

Vi esse meme no blog Mundo de tinta, da Daniela Tieme e gostei. Então, estou colocando o questionário aqui e respondendo às perguntas.

Petis­cas enquanto lês? Se sim, qual é o teu petisco favo­rito?
Eu tento, mas nunca dá certo. Então, na maioria das vezes, não, não como nada enquanto leio.
 
Qual é a tua bebida pre­fe­rida enquanto lês?
Ades de uva ou laranja.
 

sábado, 15 de maio de 2010

Confie em mim

Confie em mim, do escrito norte-americano Harlan Coben, é um suspense bem tecido que só revela os mistérios de suas histórias nas pagínas finais. Sim, histórias, no plural. 

A história que é o fio que une todas é a história de Mike e Tia que, depois do suícido de um amigo do filho, Adam, colocam um programa em seu computador que espiona tudo o que ele faz na rede, desde sites que ele visita aos e-mails que envia ou recebe. O adolescente que se matou é Spencer, filho de Betsy, uma mãe que se culpa e se pergunta onde errou, o que fez de errado que prejudicou tanto o filho que permitiu

Fazendo meu filme

O livro Fazendo meu filme, da escritora Paula Pimenta conta a história da super simpática Fani, ou Estefânia, como ela não gosta de ser chamada. Fani tem 16 anos, cursa o segundo ano, tem alguns amigos (alguns mais chegados do que outros, mas não muitos), gosta de ficar em casa assistindo filme, frequenta regularmente a academia e tem como melhor amigo Leo. 

Repentinamente, surge a oportunidade de fazer uma prova para concorrer a um intercâmbio, sem muita esperança, Fani faz a prova impulsionada pela mãe. Para sua surpresa e alegria, Fani passa na prova, mas isso também desperta muita

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma bebida e um amor sem gelo, por favor

O livro Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, de Liliane Prata, é um romance moderno e que, de forma despretenciosa, passa uma mensagem sobre os esteriótipos e rótulos impostos pela sociedade e nossa vontade de acatá-los ou irmos em direção contrária.

O romance conta a história de Marina, uma publicitária que anda a procura de um grande amor. Um grande amor para poder conversar quando chegar em casa, para ir ao cinema junto, para receber ligações no trabalho e gentilezas do tipo. Só que Marina não tem sorte: nunca teve um namoro duradouro na vida. Quando começa a namorar (isso na concepção dela) um colega de trabalho,

domingo, 2 de maio de 2010

Meta para o mês de maio: ler 7 livros

Já deu para perceber que não consigo seguir à risca a lista de livros do mês, mas eu tento. Então, para eu me sentir mais livre e não ficar separando livros que no final do mês não li, esse mês vou fazer de um jeito diferente. Se der certo, faço em junho, caso não, retorno ao modo de escolher previamente o que ler durante o mês.

Para esse mês, vou apenas definir o total de livros (7) e escolher durante o decorrer do mês os títulos. Conforme for lendo, coloco as sinopses aqui. 

sábado, 1 de maio de 2010

Balanço de leitura dos meses março e abril

Em abril, eu não fiz o resumo da leitura do mês. Então, vou fazer agora junto com o mês de abril.


A meta era ler os seguintes livros:

A casa da paixão, Nelida Piñon -> não lido

O morro dos ventos uivantes, Emily Brontë -> lido, na verdade, relido

Um velho que lia romances de amor, Luis Sepúlveda -> lido

O paciente inglês, Michael Ondaatje -> não lido