domingo, 7 de março de 2010

O sorriso da sociedade


O livro O sorriso da sociedade, de Anna Lee, é um romance-reportagem que conta a história do assassinato do poeta Annibal Theophilo pelo também escritor e político Gilberto Amado, durante a Belle Epoque carioca.
 
Anna Lee

A Belle Epoque (1889-1922) foi o período em que o país tentou copiar os princípios franceses na literatura, artes, arquitetura etc. Foi nessa época que foi construída e inaugurada a Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco; a intenção era copiar as avenidas largas e compridas de Paris.

“A avenida Central constituiu o eixo de ligação entre o moderno porto – instalado na Prainha, atual Praça Mauá – e a avenida Beira-Mar, tornando-se assim a espinha dorsal do ambicioso plano urbanístico do presidente Rodrigues Alves de ver a capital federal transformada na Paris tropical. Fora projetada para ser o nosso Champs-Élysses.” p. 81.

 

Ópera de Paris e Teatro Municipal do Rio de Janeiro


Nessa época, também houve a famosa Revolta da Vacina onde, para acabar com as doenças que assolavam o Rio de Janeiro, foi instituída a vacinação obrigatória, o povo, que era ignorante, se revoltou, foi quase uma guerra civil, até políticos e escritores, figuras mais famosas e com acesso à informação, foram contra essa iniciativa.

“A falta de informação dos habitantes e a resistência em assimilar qualquer novidade foram os principais empecilhos que Oswaldo Cruz encontrou pela frente. A população não aceitava que um simples mosquito pudesse ser o trasmissor da febre amarela, uma doença terrível e fatal.” p. 104

No dia 31 de outubro de 1904, o Congresso aprovou a lei que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola e, em 9 de novembro a regulamentação foi publicada. Toda a população deveria ser vacinada, sem exceção, de recém-nascido a idosos. E o atestado de vacina seria exigido para tudo: matrícula em escolas, emprego público, emprego doméstico ou nas fábricas, hospedagem em hotéis e casas de cômodos, viagem, casamento, voto. Aqueles não cumprissem a determinação seriam multados ou demitidos sumariamente.” p. 106.

Foi nesse período que a Academia Brasileira de Letras foi inaugurada, tendo como presidente Machado de Assis que “em seu discurso de posse, destacou a importância dos intelectuais na sociedade brasileira como os responsáveis pela unidade literária em meio à federação política. Argumentou que o intelectual deveria manter-se em uma 'torre de marfim', não se envolvendo diretamente com os problemas políticos do país. Por fim, afirmou que cabia àquela categoria social a função de refletir sobre os destinos da nacionalidade.” p. 142

História e política nunca encontram-se desvencilhadas, por isso, aqui também temos muitos nomes do cenário da época citados, isso faz perceber, pelo menos em uma observação particular, que, geralmente, não conhecemos os presidentes do Brasil. Lembramos os nomes dos primeiros Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, depois Getúlio Vargas e logo após, há um salto para os militares da Ditadura. Aqui tem uma lista de presidentes do Brasil.. Já é um começo, pelo menos para mim!

Título: O sorriso da sociedade
Autor (a): Anna Lee
Editora: Objetiva
Ano: 2006
Páginas: 203

Um comentário:

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.