Jennifer Donnelly nos presenteia com um livro simplesmente inesquecível que traz a história de Fiona Finnegan, uma jovem sonhadora que vê todos os seus sonhos serem detruídos um a um e tentará reconstruir sua vida em um novo continente.
É difícil falar desse livro, pois sempre há o risco de revelar demais: o livro é cheio de reviravoltas e um detalhe revelado pode estragar as supresas que a leitura desperta.
O chá do amor é um romance histórico que retrata muito bem o período que se passa, a Inglaterra no final do século XIX. Temos os
primórdios das organizações sindicais, Jack, o estripador; já nos EUA, temos o começo das transações por ações e o nascimento de Wall Street, os primeiros usos do telefone, a construção de metrôs e muitos outros pormenores. Salta aos olhos a detalhada descrição histórica de JD.
primórdios das organizações sindicais, Jack, o estripador; já nos EUA, temos o começo das transações por ações e o nascimento de Wall Street, os primeiros usos do telefone, a construção de metrôs e muitos outros pormenores. Salta aos olhos a detalhada descrição histórica de JD.
Além disso, como dito, o livro tem várias reviravoltas conduzidas com maestria pela autora. É um romance romântico e como mote tem o casal principal que enfrenta vários obstáculos para tentarem ficar juntos ou fugirem um do outro (não quero revelar muito da história) porém, nessa jornada, JD nunca leva a história para onde imaginamos que ela deveria seguir. Tem até momentos que a história tem um ou outro clichê ou pensamos que será um clichê (é uma história de amor, não dá pra fugir) mas JD consegue conduzir a história com um ritmo que nos faz esquecer de histórias passadas e nos surpreende com um novo caminho, fazendo-nos pensar somente em Fiona e Joe.
O livro é narrado em terceira pessoa e alterna a visão de vários personagens, se concetrando porém em Fiona. Os capítulos em grande parte das vezes terminam em algum momento crucial e o capítulo seguinte começa em uma situação diferente do anterior e a autora, aos poucos, revela o desenrolar da situação deixada em suspense. Estratégia que contribui para que não tenhamos vontade de largar o livro.
Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Apesar das quase 600 páginas, a leitura flui com leveza e rapidez. Recomendo !
Jennifer Donnely
O livro faz parte da The tea rose trilogy, o segundo livro é The winter rose, ainda não traduzido no Brasil.
Ótima resenha, me deixou com vontade de ler logo, logo. Pena que é caro... vou ter que esperar um pouco mais.
ResponderExcluirBjjs.
Adorei a resenha! Vou tentar incluir este livro nas minhas leituras para este mês de Maio, mas antes terei de terminar os vários livros q comecei a ler..rs. Estou louca para lê-lo! Bjo.
ResponderExcluirOi Dri! Adorei seu cantinho, vou vir sempre! E já coloquei no meu blogroll :)
ResponderExcluirComo vc tb amei esse livro! Um dos melhores do ano com certeza!
Parabéns pela resenha!
Beijos
Lili
Eu comprei esse livro ano passado, e pensei que fosse mais um romance água-com-açucar, mas me surpreendi, porque esse acabou sendo o melhor livro que eu já li.
ResponderExcluirEsse livro é... -não consigo achar uma palavra a altura- digamos que completo. Tem romance -um romance que eu nunca vou esquecer- mistério, aventura, suspense... tudo que um livro precisa ter.
Se você ainda não leu, vale a pena gastar algumas horas da sua vida pra conhecer essa historia maravilhosa.
E se alguém souber de um livro melhor que esse, por favor me avise. Eu ainda estou para ver um livro melhor.