terça-feira, 6 de abril de 2010

Bibliotecas do Rio de Janeiro

Durante minha adolescência, quando estava no auge de minhas leituras, com muito tempo disponível para ler, leia-se, a minha fonte de livros para ler era a biblioteca do Sesc. Foi lá que conheci Danielle Steel, Milan Kundera, Dean R. Koontz, Stephen King e vários outros.

E na frente do Sesc, havia uma banca de livros, foi lá que comprei todos os romances de banca que li. Houve uma época que lia um por dia, adorava!!

Atualmente, não tenho mais o hábito de freqüentar bibliotecas para pegar livro para ler, apenas para estudo. Os únicos livros que pego emprestados são da biblioteca em que trabalho. Mas já peguei livros em diferentes bibliotecas do Rio de Janeiro, vou listá-las.

Se você tiver experiência em bibliotecas, conte nos comentários, podemos descobrir boas fontes de leitura.




Sesc de São João de Meriti


O acervo é ótimo, para todos os gostos (além da biblioteca, adoro o teatro do sesc, já vi ótimas peças lá, recomendo). Tem muito tempo que não vou lá, então não sei como está.  Sei que, atualmente, só funciona à tarde até às 17:50h. Acredito que não tenha catálogo on-line para pesquisas, o que é uma pena.


Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro


BPERJ


Localizada na Av. Presidente Vargas. Freqüentei muito no começo da faculdade. Tem o acervo de literatura bem atualizado, mas é difícil achar um livro disponível, pois é grande o número de pessoas que a usam. Além da biblioteca, a BPERJ oferece muitos cursos de áreas variadas e tem muitas funções importantes para as bibliotecas públicas do estado. Há um catálogo on-line disponível para consulta no site, mas confesso que foram poucas as vezes que ele estava funcionando , nas vezes que tentei usá-lo.


Biblioteca Euclides da Cunha


Edifício Gustavo Capanema, decorado com azulejos de Cândido Portinari

A Biblioteca Euclides da Cunha é uma extensão da Biblioteca Nacional. Fica na Rua da Imprensa, no Edifício Gustavo Capanema. Tem um acervo grande de literatura, com um bom prazo de empréstimo (30 dias, se não me engano). Possui também um bom acervo em todas as áreas do conhecimento. A biblioteca é grande, com terminais para consulta ao catálogo, mas o catálogo também fica disponível no site da Biblioteca Nacional.

Um comentário:

  1. Eu frequento o SESC e ele com certeza, foi um dos lugares que mais me incentivou a ler...

    Você pode adicionar na lista as bibliotecas disponíveis no metrô, O TRILHOS DE LIVROS, não me recordo o nome certo.

    Bjjs!

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.