terça-feira, 30 de novembro de 2010

Segunda-feira de luto

Segunda-feira de luto tem como protagonista Temperance Brennan, uma arqueóloga forense que traça o perfil de pessoas através de seus ossos - leia-se: restos mortais - para auxiliar investigações policiais.

A segunda do título acontece quando Temperance é chamada para fazer a identicação de 3 ossadas encontradas enterradas no porão de uma pizzaria. Apesar de um dos policiais responsáveis pelo caso, achar que os ossos estão ali desde o século passado, Temperance tem a intuição de que as mortes são recentes e de que se deve fazer uma investigação mais rigída.

Esse é o mote do livro, tinha tudo para ser um excelente livro, mas a história tem seus altos e baixos, pois a narração em primeira pessoa é muito descritiva e isso dá um tom muito lento à leitura, que só tem seus bons momentos nas partes de mais ação da história. Por ser narrado em primeira pessoa, é normal o livro ser descritivo, mas achei esse em excesso, o que  desistimula a leitura. Pensei em abandonar o livro, mas como sou fã do gênero, a curiosidade em saber como se concluiria a investigação e os porquês do assassino e de sua vida, falou mais alto e conclui a leitura. Não me arrependo. A leitura vale a pena, só tem esses pormenores, é preciso ter paciência para superar essas características do livro.

Outra impressão que tive da leitura foi um certo toque de arrogância da escritora, talvez por ela ser realmente uma antropóloga, há horas em que o livro se mostra muito acadêmico e em outras parece ter a intenção de chocar o leitor. Nâo sei se essa foi uma característica pensada pela autora propositalmente para a personagem, mas isso dá um tom um pouco artificial à leitura, como se uma determinada palavra não combinasse com o resto do texto.

A série Bones é inspirada na série de livros da autora e a personagem desses livros é que dá vida à protagonista da série. Mas quem faz a leitura pensando em encontrar a Dra. Temperance da série Bones, irá se decepcionar, e muito! São duas personagens complemente diferentes. A Tempe do livro é uma mulher com mais de 40, uma filha já na faculdade, divorciada e muito bem resolvida. Acho que por ter assistido primeiro a série, senti um pouco de antipatia pela Tempe literária.

Não sei se é um mal de livros que viram séries, mas, ao contrário de livros que viram filmes, as séries costumam ser melhores. Digo isso embasada apenas nas experiências que tenho com Segunda-feira de luto/Bones e Dexter.


Kathy Reichs é uma experiente e requisitada antropóloga forense, assim como sua alter ego e protagonista de diversas obras, Temperance Brennan. Esse trabalho tem sido fonte de inspiração para os seus livros de suspense. O primeiro romance, Dèja Dead, a projetou como escritora ao entrar na lista de best-sellers do New York Times e recebeu o prêmio Ellis de 1997 por Melhor Romance de Estréia. Death du jour, Deadly decisions, Fatal voyage, Grave secrets e Bare bones também se tornaram grandes sucessos em muitos países.


-> Skoob
-> Página da autora
-> Onde comprar: Estante virtual - Saraiva

4 comentários:

  1. Ei Dri!

    Quando li o título do texto no twitter juro que pensei que alguém tinha morrido.

    Eu tb gosto de livros assim.
    Meu sonho era trabalhar em investigação (xii...segredo)

    Mas se você já disse que esperava mais e que pensou em largar o livro, prefiro escolher outro do gênero para ler e não este...kkk

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Ei Dri!

    Quando li o título do texto no twitter juro que pensei que alguém tinha morrido.

    Eu tb gosto de livros assim.
    Meu sonho era trabalhar em investigação (xii...segredo)

    Mas se você já disse que esperava mais e que pensou em largar o livro, prefiro escolher outro do gênero para ler e não este...kkk

    Bjins

    ResponderExcluir
  3. wow me pareceu um historia interessante!

    ResponderExcluir
  4. É com muito prazer que o Blog Biblioo convida para participar de Blogoteca Biblioo, um espaço para agregar blogs e sites de biblioteconomia, de ciência da informação, entre outros.

    COMO FUNCIONA
    A Blogoteca é um espaço do Blog Biblioo para agregar blogs e sites por ordem alfabética. Será feita uma troca de banners, você envia um banner do seu blog/site para a Blogoteca Biblioo, e o Biblioo encaminha uma página exclusiva de banners (com códigos prontos) para você escolher e colocar em seu blog/site, ou simplesmente adicionar um link-texto.


    COMO PARTICIPAR
    Envie um e-mail para blogbiblioo@gmail.com, com assunto "Parceria", anexando um banner do seu blog/site (tamanho 480x118, em formado PNG ou JPG) e uma breve descrição (até 140 caracteres), não esquecendo (claro) do link do seu blog/site. Feito isso, aguarde por uma resposta de confirmação; este e-mail de confirmação irá conter opções de banners do Blog Biblioo para você colocar em seu blog/site (ou se preferir, pode colocar apenas um link-texto).


    MAIS INFORMAÇÕES
    Acesse www.biblioo.blogspot.com/p/blogoteca.html ou entre em contato: blogbiblioo@gmail.com


    Atenciosamente,

    Hanna Gledyz - Blog Biblioo
    @biblioo | www.biblioo.blogspot.com
    blogbiblioo@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.