quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Pássaros feridos



Pássaros feridos é um clássico da escritora australiana Colleen McCullough que narra a história da vida de Meggie Cleary e sua família.

Meggie é apenas uma criança quando sua família se muda para Drogheda, onde mora a irmã de seu pai Paddy, Mary, que está velha e se sente perto da morte. Nessa nova casa, a família Cleary é apresentada a várias mudanças, tanto por passaram a ter melhores condições financeiras graças a fortuna de Mary quanto culturais, por estarem em um novo lugar.

Em Drogheda, a família também conhece o padre Ralph de Bricassart que nutrirá um amor especial por Meggie e estará presente durante toda sua vida.

O romance é longo, bem descritivo e com várias tragédias. A história começa no ano de 1915 e termina em 1969, nesse período acompanhamos toda a vida de Meggie, todas as suas transformações - menina, adolescente, mulher, mãe e idosa - e todas as suas decisões e frustrações.

Esse é um livro muito amado por muitas pessoas. Eu gostei muito da narração e do personagem de Ralph de Bricassart, pois apesar de desejar sacudí-lo durante a maior parte do livro, seus pensamentos e brigas internas foram a história mais interessante no livro para mim.

O livro se inicia e termina com uma alusão ao seu título:

Exite uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda. (...)
O pássaro com o espinho cravado no peito segue uma lei imutável, impelido por ela, não sabe o que é empalar-se e morre cantando. No instante em que o espinho penetra não há consciência nele do morrer futuro; limita-se a cantar e canta até que não lhe sobre vida para emitir uma única nota. Mas nós, quando enfiamos os espinhos no peito, bem sabemos. Compreendemos. E assim mesmo o fazemos. Assim mesmo o fazemos. 

O livro é de 1977 e existe uma série baseada no livro do ano de 1983. Eu li o livro sem saber quase nada sobre a história, então tudo o que aconteceu foi uma surpresa para mim. E agora vendo os vídeos da série para selecionar um e colocar aqui, todo o ponto alto da história foi revelado, pelo menos para mim. Então se você gosta de preservar a história em sigilo, não veja o vídeo.



O ator que interpreta o padre Ralph é bem famoso no cinema. É o ator norte-americano Richard Chamberlain. Eu já o havia visto em alguns filmes (ele ja até participou de Desperate Housewives), mas não o conhecia. Ele era ídolo adolescente em sua época (acho que como Zac Efron atualmente), até se aventurou na música. Aos 69 anos assumiu ser homossexual. Segue uma montagem de fotos:

2 comentários:

  1. Ei!
    Bem que lembrava de ter ouvido esse nome da tv. Lembro quando o seriado passou no SBT (rs).

    O livro é bom, bom, bom ou só bom?

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dri! Este livro marcou a minha adolescência. Peguei o livro por acaso na biblioteca da escola - nunca tinha visto a série, até hoje ainda não vi -, e o livro me marcou mto na época. Lembro de passar a madrugada lendo... Não sei se hoje sentiria a mesma empolgação que naquela época, mas ele está na minha lista de livros inesquecíveis. rs
    Bjo.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.