domingo, 15 de agosto de 2010

Estrela Píer: o tempo, a chuva, o outro


Estrela Píer, da escritora Kamila Denlescki, conta a história de Lucia Píer Eli, uma bibliotecária invisível de um colégio de ensino médio, onde tem uma vida simples e sem grandes emoções. Lucia mora com sua vó Marisa com quem tem uma grande relação de amizade e com sua irmã adotiva Lara. Seus pais são separados e vivem viajando para diferentes partes do mundo, sozinhos.

Tudo muda quando Lucia vence o concurso para passar uma semana em Londres e jantar com o ator internacionalmente famoso Richard Clevehouse. Logo ao chegar no jantar, Richard se mostra diferente do que se esperava de um astro internacional e foge com Lucia do restaurante, sem dar explicações. Isso é o começo de uma aventura sem igual na vida de Lucia, que tem a mente povoada de perguntas e descobrirá que sua vida guarda mais mistérios do que poderia imaginar.

Antes de começar a ler Estrela Píer imaginava que seria uma história de amor tipo A princesa e o plebeu ao contrário: eles se apaixonariam mas não poderiam fica juntos por uma série de motivos devido ao contexto da vida de cada um. Bom, quando o casal se conhece já percebi que não seria isso, pois havia um mistério no ar. Então, comecei a deduzir que seria algum tipo de conto de fadas, com situações improváveis, magia, esse tipo de coisa. Porém a história vai se desenrolando e, aos poucos, o mistério vai sendo descortinado e nada do que imaginei foi mostrado no livro. É claro que não vou contar nada da história: adorei o suspense e os questionamentos que me fazia durante a leitura tentando adivinhar os motivos daquilo tudo. A partir da metade do livro as respostas começam a aparecer...

Rick e Lucia são um casal carismático, não pude deixar de lembrar de Edward e Bella. Além do sucesso da saga estar muito recente no imaginário de todos os fâs (como eu) a relação de proteção que Rick tem com Lucia é muito parecida com do casal da saga e os empecilhos que impedem os dois de ficarem juntos também lembram o casal da saga. Mas os casais possuem características diferentes e as semelhanças terminam por aqui.

Lucia é uma pessoa determinada e intempestiva, segue seus instintos; já Rick tenta ser racional e fazer o que é certo. O que pode ser o contraste de nacionalidades dos personagens: brasileira x inglês. O que no livro aparece em diversos momentos.

Como de praxe, há um personagem secundário ligado aos protagonistas que serve para aliviar um pouco a trama de suspense e dar suporte à aventura do casal, este personagem é Robert, amigo de Rick. Robert é engraçado e relaxado, aparece sempre que Rick precisa de uma ajudinha.

Entendemos o subtítulo com o decorrer do livro que ainda conta com algumas referências ao universo literário e musical. Achei interessante a parte em que Lucia conta que gosta de ler o final dos livros que lê. Já conheci algumas pessoas que fazem isso, sempre achei estranho, pois eu não gosto de saber nada mais do que a sinopse do livro. Alias, fico um pouco chateada quando leio "resenhas" na internet que são simplesmente um resumo do livro e contam tudo o que acontece na história, deixando apenas o final de lado. Para ler o final dos livros, Lucia dá uma justificativa bem particular e interessante:

Eu tinha o terrível costume de ler o final. Era uma defesa; saber o final para não criar expectativas. Se o destino dos personagens já estava escrito, por que eu me consumiria em saber se a mocinha e o mocinho ficariam juntos?
Gostei muito do livro, tem um mote diferente, tem momentos divertidos e um casal de protagonistas romântico. Há ainda uma brincadeira com vilões e mocinhos, quem é o certo para nos apaixonarmos? O final me deixou curiosa. Só vou comentar isso. Será que tem continuação?!? Além do final dar a entender que terá, tem dois personagens que ficam sem indicação de qual destino tiveram, apesar de não terem tido peso na trama, ficamos curiosos com o rumo que tiveram.

Lembrei de um filme com a leitura, mas não gostaria de colocar aqui pois seria Spoiler. Se alguém quiser saber, deixe a pergunta nos comentários que envio um e-mail com o título e sinopse. O filme é bem legal e é com o Al Pacino.




Sobre Kamila Denlescki: "os mais simpáticos dizem que é excêntrica; os demais que é louca. Adora gatos e vestidos com estampa poá. Começou a escrever aos doze anos e nunca parou. Cresceu em Santo André, estuda na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e adora tudo o que é feito de cacau. Tem preferência pelos vilões e nunca se lembra da própria idade (o caléndário diz que tem 21 anos). (Orelha do livro).
    
     Blog do livro
     Skoob do livro
     Skoob da autora

Só um PS que não poderia deixar de fazer: Lucia é bibliotecária, mas na verdade ela só trabalha na biblioteca, pois como explicado no começo do livro, ela acabou o ensino médio e como não entrou na faculdade, começou a trabalhar na biblioteca. Mas para ser bibliotecária é preciso, como em qualquer profissão, fazer a faculdade. A faculdade de Biblioteconomia é reconhecida pelo MEC e nenhuma biblioteca pode funcionar sem um bibliotecário e ninguém é bibliotecário sem ter cursado a faculdade.

7 comentários:

  1. Ah eu também adorei o livro da Kamila! Ela escreve muuuuuuuito bem! E como você estou ansiosa para o 2º livro! Ela disse que ia ter sim!
    Vamos aguardar...

    Parabéns pela resenha Adriana! Adorei =)

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, eu tb adorei este livro!! Tomou um rumo bem diferente do eu imaginava, mas gostei mesmo assim.
    Quero maisss! rs.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Vou ter que dar um jeito de comprar logo esse livro!!!
    Adorei a resenha!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa... Tô começando a me interessar por autores brasileiros :)
    Achei fofíssimos os da Paula Pimenta e estou ficando tentada com o da Kamila, hein?!

    Tb odeio resenha com spoiler... Uma amiga me disse que o dia que eu soltar algum não lê mais meu blog (rs).

    E fiquei curiosa? Qual é o filme? :P

    Bjins

    ResponderExcluir
  5. não sei porque, mas esse livro nao me agrada x.x
    Até mais! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. O bom da leitura é quando ficamos presos a ela.

    *Entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, me conta em qual filme que vc pensou?!!
    rsrs.
    Bjo.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.