segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Partes de um livro

Como eu já disse várias vezes aqui no blog (e não canso de repetir) sou bibliotecária. Então, resolvi trazer um pouco disso para o blog, tentando não me afastar muito da literatura.

Bom, a primeira coisa que ouvia das pessoas quando contava que havia passado no vestibular de Biblioteconomia era "Biblio o quê?!?!" e "Precisa fazer faculdade para colocar livro na estante?!!". Desse tipo de coisa para baixo! Por exemplo, quem é bibliotecário pode trabalhar em inumeros tipos diferentes de empresas, com isso, quando eu fiz estágio em uma clínica de cirurgia plástica me perguntaram se eu havia desistido da "Biblioteca economia" e começado Medicina!! Como a função social de todos é passar a informação em diante (principalmente o bibliotecário que é um disseminador da informação...rs) vou tentar conectar algumas questões de Biblioteconomia com o universo literário e divulgar um pouco algumas questões pouco conhecidas ou totalmente desconhecidas. 

Como primeiro assunto, escolhi algo bem básico, a anatomia do objeto de que tanto falamos: o livro. Mas ele não é mais objeto de estudo da Biblioteconomia, isso é coisa do passado. Mas isso é outro assunto...

O livro é composto de muitas partes e muitos não as conhecem. Há nomes poucos conhecidos e outros conhecidos e usados erroneamente. Por exemplo, você sabe o que é segunda capa, ou o colofão? Bom, vamos ver abaixo:



Seguem alguns conceitos (todos copiados da ABNT):


Capa = revestimento externo, de material flexível (brochura) ou rígido (cartonado ou encadernado).  A primeira e a quarta capa são as faces externas da publicação. A segunda e a terceira capa são as faces internas ou verso da primeira e quarta capa, respectivamente.

Colofão = indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data de impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

O colofão fica na parte inferior da última folha do livro. É um elemento obrigatório. Exemplo do livro Passáros feridos:

Impresso no Brasil
Sistema Cameron da Divisão Gráfica da
DISTRIBUIDORA RECORD DE SERVIÇOS DE IMPRENSA S.A.
Rua Argentina, 171 - Rio de Janeiro, RJ - 20921-380 - Tel.: 2585-2000

Dados internacionais de catalogação-na-fonte = registro das informações que identificam a publicação na sua situação atual, incluindo o Número internacional normalizado para livro (ISBN). Farei um post dedicado à ficha catalográfica e ao ISBN.

Falsa folha de rosto = folha opcional que antecede a folha de rosto, também chamada de olho e ante-rosto

Folho de rosto = folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho, também chamada de rosto

Folhas de guarda = folhas dobradas ao meio e coladas no começo e no fim do livro, para prender o miolo às capas duras, também chamadas de guarda.

As folhas de guarda são as folhas em branco que vem antes da folha de rosto.

Indicador = projeção de cavidade na lateral direita das folhas do livro ou folheto, para destacar letras, números ou outros elementos.

Sabe aquela parte funda no canto das folhas que ajuda na localização rápida de uma letra? Isso é o indicador. Normalmente utilizado em biblias, agendas e dicionários.

Livro = publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número internacional normalizado para livro (ISBN)

Quando você escreve um livro é preciso fazer duas coisas: solicitar o ISBN e os direitos autorais - junto se faz o depósito legal - ambos na Biblioteca Nacional.

Mancha = área de grafismo de um leiaute ou página, também chamada mancha gráfica.

Ou seja, é toda parte do texto impresso. Sim, a ABNT escreve leiaute assim mesmo!

Marcador = fita presa entre o miolo e a lombada do livro ou folheto, para marcar a folha de leitura.

Aquela fitinha que vem presa na lombada de alguns livros.

Miolo = conjunto de folhas, reunidas quase sempre em cadernos, que formam o corpo da publicação.

Orelha = cada uma das extremidades da sobrecapa ou da capa do livro, dobrada para dentro e, em geral, com texto sobre o autor ou o livro.

Página = uma das faces da folha.



Cada coisa tem seu nome... até o livro!

Na próxima vez, vou falar um pouco sobre a ficha catalográfica, algo que vemos em todos os livros e tem uma disposição que parece misteriosa e seletiva, pois uma é diferente da outra, o que é totalmente errado: de cada 10 fichas que vejo em livros de literatura, apenas 1 está elaborada de forma correta! Mas disso a gente fala no próximo post...



ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6029: informação e documentação: livros e folhetos: apresentação. Rio de Janeiro, 2006.

7 comentários:

  1. Estou amando essa sua fase de posts constantes. Que maravilha poder ler o q vc escreve com essa constância..
    Desculpe se nem sempre deixo comentários. Mas gosto muito de tudo o que leio e das suas indicações... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post Adriana! Gostaria de conhecer mais o mundo da biblioteconomia...Sempre tive curiosidade e vontade de fazer a faculdade.Adoraria trabalhar ocm livros =)

    Beijos
    E parabéns...

    Lili

    ResponderExcluir
  3. Que post mais interessante. Adorei.
    Vou até guardar. Quero fazer um trabalho sobre bibliotecas. Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meninas!!

    Estou super hiper mega feliz que vocês tenham gostado!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá colega! Fico sempre feliz quando encontro blogues de bibliotecários(as). Fiquei sabendo do seu pela Lili e vim conferir. Parabéns pelo espaço e desde já vou te seguir. Aproveito para te convidar a conhecer meus blogues.
    http://bibliotequiceseafins.blogspot.com
    http://sonhosmelodias.blogspot.com
    Bjs
    Roseli

    ResponderExcluir
  6. Aprendi algumas coisas... rsrs. Adorei o post!!! Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Eu ODEIO a ABNT \o/

    Mas, entre viver com ela e não viver, eu vivo com ela \o/ Tentando errar pouco, por acertar muito é mais 1000!!!

    Enfim, um tempo desse eu ficava pensando que se não fosse de História seria Bibliotecaria, não ia ser uma opção dificil para mim, viciada em livros desde sempre!

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.