quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Monstros invisíveis

Com um estilo inconfundível, Chuck Palahniuk nos dá um livro único, forte e original. A história de Monstro invisíveis se centra em Shannon, uma modela lindíssima que tem sua carreira em ascensão até que um acidente muda sua vida em 360º graus: ela leva um tiro no rosto e fica desfigurada. O tiro destrói seu queixo e nem é possível tentar reconstruir: seus ossos e pele foram comidos por pássaros.

O mote da história já mostra que o livro não tem o objetivo de trazer um mundo belo, ele traz aqueles que são marginalizados pela sociedade e precisam encontrar algum sentido em sua vida.

Junto com Shannon, temos sua amiga transexual Brandy Alexander que a ajuda a cruzar a país roubando e vendendo drogas (remédios de tarja preta). Com as duas, Shannon leva ser ex-namorado Manus; ela o droga todos os dias com remédios com estrogênio, daqueles que o homem que muda de sexo deve tomar. Sua ex-melhor amiga tem grande importância na história também e é suspeita, junto com Manus, de ser a responsável pelo acidente de Shannon.

Shannon é uma personagem imutável, apesar do livro ter grandes surpresas no decorrer da história, ela não muda em nenhum momento. Ainda assim, ela não é passiva, pelo contrário, o tempo todo, ela influencia os outros personagens.

Em nenhum momento, o autor nos poupa da realidade, seja através da linguagem ou através de fatos. O autor nos mostra que, no final das contas, o homem é um ser instintivo e utiliza esse recurso para sobreviver. Mesmo tendo o livre-arbítrio, estamos invariavelmente presos no destino; e mesmo tendo escolhas, o instinto pode imperar sobre nossas vontades. Assim acontece com Shannon e alguns personagens do livro,:eles não estão satisfeitos com o mundo e, sem poder para mudá-lo, tomam atitudes que vão contra sua própria natureza na tentativa de criar algum sentido para tudo isso. Parece confuso, mas quem ler o livro juntará as peças.

"- Você não percebe? - ela continuou - Nós somos treinados para levar a vida do modo certo. A não cometer erros. Então calculei que, quanto maior o erro parecesse, mais chances eu teria de romper com tudo e levar um vida real.

Como Cristóvão Colombo, navegando rumo ao desastre no fim do mundo. (...)

Nossas verdadeiras descobertas vêm do caos - Brandy grita - vêm da nossa ida a lugares que parecem errados, estúpidos e tolos. (...) Você precisa se jogar no desastre com os dois pés. Eu não sou macho e não sou gay. Também não sou bissexual. Só quero fugir dos rótulos. Não quero minha vida toda comprimida numa só palavra. Uma história. Quero encontrar alguma coisa mais, impossível de conhecer, algum lugar para estar que não esteja no mapa. Uma aventura de verdade."

A narrativa do autor é totalmente rápida, ágil e direta; não mostra coisas bonitas e nem tenta ser bonita. 

Adorei o livro e recomendo sua leitura. Agradeço ao meu amigo Eduardo, do blog O clube do filme por ter me emprestado o livro.

 Site oficial do escritor e skoob do livro.

Para quem não conhece nada do autor, outro livro dele - Clube da luta (IMDB) - deu origem ao filme de mesmo nome com Brad Pitt e Edward Norton. Filme cult que ganhou vários prêmios.

Ah a leitura me lembrou de um filme. E esse filme de que me lembrei foi inspirado em um livro., seu autor é  Irvine Welsh. Mas só vi o filme. 

Lembrando que essa assimilação de livro com filme é totalmente sutil e pessoal, pode ser que seja algo direto nem nada, somente um filme que passou pela minha cabeça ao ler o livro

 Trainspotting (1996, Inglaterra)



Sinopse: Trainspotting é o polêmico cult-movie que marcou a geração dos anos 90. Baseado no livro de Irvine Welsh, o roteiro mostra a trajetória de Renton, um dos muitos jovens drogados do submundo de Edimburgo. Junto com seus amigos, vive loucamente até o dia em que decide abandonar o vício. Será que ele consegue escolher a vida? Sensação no Festival de Cinema de Cannes, Trainspotting revelou ao mundo o talento do cineasta Danny Boyle (Extermínio) e dos atores Ewan McGregor (Moulin Rouge) e Robert Carlyle (Ou Tudo ou Nada). Trilha sonora sensacional, com muitas músicas de Iggy Pop, Underworld, Lou Reed, Blur, entre outros.(Fonte: Submarino).  IMDB.



2 comentários:

  1. Adorei a dica! Já add este livro na minha lista de futuras leituras!! Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Ah que bom que curtiu o livro, eu também gosto do estilo
    real do autor. Gosto muito do Irvine Welsh também, achei o filme Transpotting bem fiel ao livro - adorei os 2.
    Ótimas dicas :)

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.