domingo, 11 de julho de 2010

A filha do escritor

Pois é, gente,  eu disse que ia ficar um tempinho fora e estou aqui. O que aconteceu foi que algumas pessoas pediram para eu reavaliar essa situação e que fiquei muito feliz por o número de seguidores do blog ter aumentado. Fiquei uns dias sem vir aqui e chegaram mais 5 seguidores. Bem-vindos!!! Fico muito contente quando leio os comentários de vocês!

E para agravar a situação, acabei de ler um livro que eu ADOREI, então, não resisti e cá estou eu!!

O livro em questão é do carioca Gustavo Bernardo, o escritor do título é o Machado de Assis. e a história se passa nos dias atuais. Então, como é sobre a filha do escritor Machado de Assis se se se passa atualmente? Ai reside o primeiro ponto interessante do livro: a mulher, Livia, que afirma ser filha de Machado de Assis foi para um hospital de doentes mentais dizendo que lá era o estabelecimento onde seu pai havia marcado em encontro com ela. E não vai sozinha, leva consigo seu filho Luis, o grande problema de Luis é que ele não existe. Quando sua mãe faz carinho em sua cabeça, ela toca o ar, pelo menos para quem ve de fora.

Lá, coincidentemente, na Casa Verde (mesmo nome do manicômio de O alienista), Livia é atendida pelo psiquiatra Joaquim, coincidentemente chará de seu pai (Joaquim Maria Machado de Assis). Logo, Joaquim percebe que seus sentimentos por Livia não são iguais pelos que ele tem pelos outros pacientes. Com essa sensação, ele tenta ajudar Livia sem se envolver.

Outro ponto interessante no livro é a narração. O protagonista narrador (Joaquim) trava um diálogo com um personagem e, durante todo o livro, temos a sensação de estarmos conversando com Joaquim enquanto ele nos conta sua história. Um mistério que faz você ficar se perguntando durante todo o livro: quem é esse personagem com quem Joaquim conversa?

Outro ponto interessante (são tantos) é o ótimo final. Original e surpreendente ! Quando estava chegando perto do final, tive que ler novamente alguns parágrafos para me convencer de que era aquilo mesmo (Isso já havia acontecido quando li Reparação, que tem um final chocante. Quem não leu, leia. E depois assista ao filme).

E um ótimo livro, recomendo para todos. E ele é pequeno, tem 150 páginas, você pode ler sem medo.





Sobre o autor: Gustavo Bernardo Galvão Krause (Rio de Janeiro RJ 1955). Ensaísta, romancista, escritor de literatura infantil e juvenil e educador. Ingressa no curso de letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ em 1974. Conclui a graduação em 1977, e começa a dar aulas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj no ano seguinte. É nessa instituição que o escritor faz mestrado, entre 1991 e 1992, e doutorado, de 1993 a 1995, na área de letras. Durante a graduação, escreve seu único livro de poesia, Pálpebra. Abandona o gênero logo em seguida, por acreditar que suas composições não são tão originais quanto gostaria. No entanto, Bernardo insere elementos da poesia em sua prosa. Publica seu primeiro livro de ensaio, Redação Inquieta, em 1985; e seu primeiro romance, Me Nina, em 1989. O escritor começa a colaborar com o Jornal do Brasil, em 1994, e, cinco anos depois, com o jornal O Globo. Em 2003, edita o site Dubito Ergo Sum, em que discute literatura e filosofia, além de disponibilizar material para seus alunos. Seu livro Lúcia foi indicado ao prêmio Jabuti, 2000. Atualmente, possui mais de 20 livros publicados. 


No comunidade Coleção de frases; trechos inesquecíveis, do Skoob, eu postei uma ótima digressão do livro sobre um possível efeito colateral do vício da leitura, a loucura. Ah o livro ainda tem ótimas citações...

5 comentários:

  1. Que bom que vc voltou! Eu não conhecia esse livro, mas parece ser bem interessante! :*

    ResponderExcluir
  2. Quase pulei de alegria por vc ter voltado! E ótima indicação. Na próxima ida à livraria, vou procurá-lo. Beijos e nada de pausa, viu?

    ResponderExcluir
  3. Já estou te seguindo, é sempre bom conquistar novos seguidores não?

    Ainda não conhecia este livro, e me pareceu bastante interessante!!!

    Beijos Dri...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dri! Adorei sua dica, mais um livro nacional que vai para minha lista dos "Quero ler".
    O livro parece ser mto interessante...
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a te seguir e o culpado é o próprio Gustavo Bernardo, seu talento: acabo de ler O Livro da Metaficção, de sua autoria e amei. Comecei imediatamente a ler Verdades Quixotescas, e vim pesquisar outros títulos do autor quando me deparei com o seu blog: parabéns, Adriana!

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.