segunda-feira, 25 de abril de 2011

O poder do fogo

Sentir-se deslocada e indecisa, é normal. Principalmente para adolescentes. A situação sempre parece pior do que é, mas realmente é pior quando todos a sua volta parecem tomar rápidas decisões e ficar satisfeitos com elas. Isso aumenta a frustração e faz parecer que não sentir o mesmo que eles não é o certo.

Assim se sente Kiara, a personagem principal do livro de estréia do paulista Khêder Henrique, O poder de fogo. Um livro de fantasia que cria toda uma nova estrutura de sociedade: com os humanos normais e os elementares, seres que estudam os elementos para poder controlá-los e, como sempre, o uso do poder depende de quem o usa, se para o bem ou para o mal.


Sem conhecer seu passado, Kiara não se sente confortável com nenhuma das opções de futuro que estão à sua frente e quando um forasteiro aparece em sua cidade pedindo informações de como chegar na casa da elementar mais conhecidade da cidade, Kiara acaba fazendo mais do que guiá-lo e se torna aprendiz de elementar junto com o rapaz. Sendo obrigada, a partir desse momento, a tomar decisisões que a deixam mais indecisa ainda, pois Kiara nunca conseguiu se colocar em primeiro lugar em suas escolhas.

Além de Kiara, outros personagens são importantes na trama, como Lucius, o forasteiro que se torna aprendiz junto com ela e que vira seu amigo de estudo e pessoal. Em suas aventuras, Kiara e Lucius conhecem Susi e e Feron, uma arqueira e um guerreiro.

A construção dos poderes dos elementares e a existência de deuses parece ter origem na mitologia. Aqui, cada elementar tem domínio sobre um elemento e um conhecimento básico sobre os outros. Os elementares retratados na história possuem características diferentes entre si e são tão frágeis quando os humanos normais sem seu baculo, ou seja, são apenas humanos que estudam os elementos e através desse conhecimento conseguem dominá-los.

A elementar que é a mestra de Kiara e Lucius é Elemiah, uma mulher de temperamento forte e ríspido, mas que com o tempo adquire carinho e amizade pelos dois. Através de seus ensinamentos, Kiara começa a se questionar sobre o que deve fazer quando o período de treinamento (18 meses) acabar, mas Elemiah já tem uma opinião formada sobre a menina desde que a conhece.
 
A história é bem construída, o texto é bem claro e de fácil leitura, concentrando-se na ação da história. Apenas senti falta de um antogonista mais consistente: no decorrer da leitura, temos alguns personagens que entram na história com esse papel, entrentanto, suas permanências são rápidas e logo são substituídos por outro personagem com intenções similares.

Não sou fã de livros de fantasia, mas essa história me manteve interessada desde o começo do livro. Então, recomendo a leitura tanto para os leitores do gênero, quando para quem não é.


Khêder Henrique é filho de mineiro e uma paraense, nasceu na primavera de 1982 na capital paulista, mas vive desde a infância na cidade de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Enfim, ele é brasileiro.

As opções preferidas de lazer do rapaz são viajar, ler, escrever, cinema, história em quadrinho e fotografia. Porém, ele sempre considerou escrever algo mais do que pura diversão. Khêder é graduado em Jornalismo e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Além de escritor, Khêder também é bancário e ministra treinamentos na empresa em que trabalha é uma de suas atividades prediletas. (orelha do livro)


Autor: Khêder Henrique
Editora: Novo Século
Ano: 2011
Páginas: 236
Site oficial do autor: aqui
Blog do autor: aqui
Skoob: aqui
Onde comprar: Saraiva - Fnac

5 comentários:

  1. Oi Dri, como foi de feriado?
    Sabe que poucos não gostam de livros sobrenaturais, eu sou um deles, kkk.Mas não os leio por medo mesmo, bem que gostaria de ter coragem, mas o medo é mais forte que eu.Então me conforme em ler as resenhas dos glogs, acredita?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri, fiquei superinteressada neste livro. Adoro ficção e histórias de fantasias. É bem minha praia. Valeu pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ei Dri!
    Vc sabe que eu sou chegada numa fantasia, né?!
    Ta aí uma história bacana!
    Fiquei curiosa. Ainda não tinha lido nada sobre este livro.
    Achei a capa do livro bem legal tb.
    Valeu pela dica!
    BJins

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri

    Esse livro parece bem legal. Amiga, tem um selinho prá vc no Prosa Encantada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito legal, a dica é boa.... é sempre bom apoiar nossos autores neh?

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.