quarta-feira, 23 de março de 2011

Eu leio, eu sou Lili Cristine

Olá, pessoal! Finalmente a coluna Eu leio, eu sou... está de volta. Peço mil desculpas aos participantes! Quem já enviou a primeira parte respondida, pode esperar que estou colocando as perguntas em ordem e enviarei a parte da entrevista o mais rápido possível!!

Hoje a participante é a Lili Cristine do blog Nossos romances. Estou super contente com a participação da Lili que conheço a algum tempo através do orkut e skoob.

PERFIL

1. Nome completo: Liliane Cristine Basílio

2. Idade (ou não): 34 

3. Estudante? De quê? Trabalha? Em quê?
Sou Pedagoga e Musicista. No momento leciono piano, teclado e musicalização infantil. Mas, não parei de estudar não! rs Agora, estou cursando Sistemas de Informação e estou indo para o 5º semestre.

4. Você se considera um (a) leitor (a) ...
Voraz rs Eu leio todos os dias, que seja uma página!

5. O que você costuma ler?
Somente leio ficções. Não gosto de livros de auto-ajuda e afins. Meu gênero favorito é romances, mas curto muito fantasia, no estilo da autora Juliet Marillier por exemplo! Leio e-books sem problemas. Se algum livro não saiu ainda por aqui, com certeza estarei correndo atrás do e-book!

6. De que modo você lê? 
Uma mania é ouvir música enquanto leio. Tanto que até abri um tópico disso no meu blog... A música e a leitura são minhas paixões, então uma não pode andar sem a outra!

7. Ziraldo tem uma frase que diz: “Ler é mais importante do que estudar.” Você concorda com esta frase?
Concordo! Geralmente quando você lê é porque de fato você está com vontade de LER. Assimilando conhecimentos com mais prazer! Já o estudo normalmente é porque você está sendo obrigado a estudar... O que acaba às vezes não sendo muito eficaz, já uma leitura te proporcionando prazer será completamente diferente.

8. Qual a influência da leitura/livros na sua vida pessoal/profissional?
A leitura me inspira em meus relacionamentos tanto profissionais como sentimentais. Claro, que você precisa filtrar e saber o que realmente será importante para você. Mas, sempre encontro surpresas maravilhosas que me ajudam no meu dia-a-dia e que com certeza sempre aperfeiçoará minha forma de viver...

9. Quando as pessoas perguntam “Por que você lê tanto?” ou “Para que tantos livros?”, o que você responde?
Fico um pouco contrariada! rs Porque normalmente elas dizem que não tem tempo de ler e insinua que tenho muito tempo livre... Mas, acho que é questão de gosto e prioridades. Por exemplo, troco muito bem a TV por um livro! Então, acho que aí é questão de escolha. O que você faz quando tem tempo livre? Eu leio! E você?

10. Você escreve?
Nunca tentei... Então, não posso dizer se levo jeito pra coisa! rs Só escrevo no meu blog os meus comentários a respeito do que leio.

11. Qual sua opinião sobre:
- educação brasileira: a educação no Brasil deveria ser mais valorizada. Não só pelos nossos representantes do estado como também pelas pessoas em geral. Além da falta de estrutura, o nosso conteúdo é muito fraco comparando a outros países. O professor deveria ser mais capacitado, buscando as verdadeiras necessidades e interesses de seus alunos. Principalmente ter em sua prática de ensino algo realmente concreto, vivenciado pelos alunos... Tendo assim uma eficaz interação entre professor-aluno e objeto de estudo! Mas, ainda infelizmente tratam os alunos como um mero banco de dados onde somente devem armazenar conteúdos, sem se preocupar de fato se o aluno vai vivenciar aquilo que foi passado...

- mercado editorial brasileiro: acho que precisa ser melhorado! Como a educação brasileira, não teria sentido ter um excelente mercado editorial. O país tem falhas que reflete por todas as áreas... Agora, editoras do Brasil, vamos ter cuidado com a nossa língua portuguesa... Novamente li um livro de um autor brasileiro onde a revisão estava péssima! E fui verificar o nome do revisor, descobri que não era 1 e sim 2 revisores! Isso é inadmissível! Precisamos valorizar e ter mais cuidado com a nossa língua!

- bibliotecas: as nossas bibliotecas também têm muitas falhas... Sinceramente acho que temos poucas bibliotecas e vocês já repararam na falta de divulgação! Infelizmente a mídia colabora com esse processo falho! Eu demorei a descobrir que tinha uma biblioteca no meu próprio bairro, dando para ir a pé... Infelizmente as pessoas só divulgam se for ganhar algo com isso, nunca para a prática do bem em auxiliar as pessoas, por exemplo, quem não tem condições de comprar um livro...

12. No livro Fahrenheit 451, as pessoas escolhem um livro para decorar e contar suas histórias. Depois passam a ser chamadas e conhecidas pelo nome do livro. Se você tivesse que escolher um livro para decorar e ser esse livro, qual seria?
Vou escolher aquele que mais reli e até decorei alguns diálogos rsrs A Viajante no Tempo – Diana Gabaldon.

ENTREVISTA

1. Como foi a escolha dessas 3 profissões tão diferentes entre si?
Bom, na verdade duas delas estao ligadas...Fiz pedagogia e depois pos-graduacao em Administracao Escolar para poder abrir uma escola de musica aqui na minha regiao e foi o que fiz durante alguns anos...Depois que casei fiquei interessada em sistemas de informacao, meu marido já trabalhava na area e acabei tendo interesse em fazer outra faculdade, mas atualmente ainda trabalho com musica!

2. A leitura as influência de algum modo?
Sim, principalmente nos meus relacionamentos seja ele familiar, de trabalho ou de amizades.

3. Como musicista e leitora que lê com música, você acredita que a música clássica ajuda no desenvolvimento, principalmente no caso de crianças muito pequenas?
Sim, a musica desde bebe pode auxiliar muito no desenvolvimento ... A musica naturalmente já relaxa e tranqüiliza as pessoas, se ela for trabalhada de forma lúdica e correta poderá atribuir muito no desenvolvimento cognitivo, na percepção auditiva, memorização, coordenação motora e outros.

4. É muito importante que esse filtro aconteça com tudo o que lemos. Na sua opinião, o aprimoramento desse filtro acontece conforme o leitor amadurece ou isso depende mais do que é lido do que da idade do leitor?
Acredito que as duas coisas caminham juntas. Quanto mais lemos mais exigente nos tornamos, mas e preciso saber filtrar e querer variar... Se você somente le para entreter não ira acrescentar muita coisa, por isso ai acho que depende do amadurecimento do leitor de querer ou não ler variadas leituras para justamente acrescentar coisas positivas em sua vida...

5. Como você administra seu tempo para ter tempo para a leitura?
Quando não estou de férias so consigo ler a noite, mas atualmente esta sendo muito eventualmente...Estou sentindo falta do tempo em que lia todas as noites =/

6. Você costuma fazer releituras?
Dificilmente (devido as parcerias do blog e a falta de tempo). Mas já reli os primeiro livros da serie Outlander da autora Diana Gabaldon.



Então, o que você achou da entrevista com a Lili?
Deixe súa opinião nos comentários. Se você quiser participar da coluna, é só preencher esse formulário que enviarei as perguntas para você.

11 comentários:

  1. Ei Dri!
    Parabéns pela entrevista e muito prazer Lili!
    Vou já conhecer seu blog...
    Eu quero ler a série Outlander. Pena que é tãoooo cara.
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri, concerteza a LILi não sabe, mas foi através do blog dela que surgiu a vontade de escrever um blog sobre livros há mais de 2 anos atrás, posso dizer que ela foi minha inspiração, rsrsrsrs.
    Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Oie
    A Lili é uma fofa e adorei saber mais sobre ela e os gostos literários.
    Parabéns pela entrevista, adorei a idéia de entrevistar blogueiros.

    Beijooos

    ResponderExcluir
  4. Gostei mto da resposta da nº 9, tb não gosto qdo insinuam q leio mto pq tenho mto tempo livre e justificam a falta de leitura pelo tempo, como a Lili disse, é tudo uma questão de prioridade. Ao invés de ficar três a quatro horas assistindo novela e big brother, deixo minha TV desligada e meu livro aberto. Ou seja, eu escolho livro!

    Adorei a entrevista, gosto mto do blog da Lili! =0)

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista! Lili já conheço, acompanho seu blog e sem dúvida, ele é ótimo! Parabéns Dri!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Dri, que legal você ter retomado a coluna. A entrevista ficou ótima e foi bom ler os comentários e as opiniões da Lili. A relação da leitura com a música tem tudo a ver.
    Ah, espero que você tenha recebido minhas respostas do perfil e do questionário. Meu e-mail às vezes dá problema. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dri!

    Adorei conhecer melhor a Lili, me identifiquei com várias respostas - a 11 então ... disse tudo.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Oi Dri! Nossa fiquei vermelha agora! Quantos comentários carinhosos! :) Obrigada meninas de coração!

    E Dri adorei ter participado, as suas perguntas foram um desafio muito agradável! Adorei ter participado! Sempre que tiver outros tópicos assim é só me chamar ;)

    Beijosssss
    Lili

    ResponderExcluir
  9. Lili, adorei sua entrevista, eu também sou viciada em música e ela não me atrapalha em nada.
    Dri, esta sua coluna é muito boa, bju

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Ser entrevistada é uma honra(já passei por isso *-*'), e a lili merece cada elogia. Que mulher decidida! Agradeço por haver pessoas assim no mundo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Ei Dri,

    Esta coluna é bem legal, eu já conheço o blog da Lili, mas foi muito legal saber mais sobre ela.

    Parabéns pela entrevista :)

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.