domingo, 29 de agosto de 2010

Dizem por ai...

Acho que assim como eu, todos que leem escutam muita coisa que não é exatamente a verdade sobre nossos hábitos de leitura. Por exemplo, já ouviram a pergunta "Você lê tanto! Como você consegue ler isso tudo e sair de casa?" Ou seja, a idéa disseminada é que quem lê mais do que o (aceito como) normal não possui vida social.
 Esse parece ser o consenso da sociedade que, ao mesmo tempo que possui várias campanhas visando aumentar o hábito de leitura, tem a visão preconceituosa que ler em grande quantidade (o que é considerado como grande quantidado pode ser bem subjetivo também)  é o oposto a diversão.

Bom, além dessa visão, há muitas outras "anomalias" que são ditas por ai sobre hábitos de leitura e sobre a literatura em si. Vou listar alguns que conheço. Se vocês conhecerem outros, deixem nos comentários, se tiver uma quantidade boa de casos, irei compilá-los e fazer outro post com os comentários de vocês. Se tiver blog, não esqueça de colocar o endereço para ser divulgado junto com o seu comentário. Vamos lá:

1 - Esse livro é romance. Essa é a que mais escuto! Um livro ser romance não tem a ver com seu conteúdo e sim com o seu gênero narrativo. Podemos ter romance de aventura, romance de ficção científica, romance de espionagem, romance de terror. Um livro pode ser romance sem ter um casal apaixonado sequer! Quando o livro trata das aventuras e desventuras do amor é chamado de ficção romântica. Romance é o nome dado à narração do livro que possui uma história com mais profundidade, personagens mais desenvolvidos. Como gêneros narrativos temos o romance, a novela, a crônica e o conto (saiba mais aqui). Um livro do Saramago é um romance; um livro do Stephen King pode ser um romance ou um conto, depende de como é a narrativa. Então, os livros da Danielle Steel não são romances só por tratar de mocinhas que sofrem, sofrem e depois ficam com o homem que amam, são romances devido ao seu gênero narrativo; são romances de ficção romântica.

2 - Você já leu isso tudo?!?!?!?!? Essa eu costumo ouvir quando alguém vê meus livros em casa e quer saber se eu já li todos os livros que tenho. A resposta é: claro que não!!! Uma vez eu li em algum lugar, não lembro direito onde  (tenho quase certeza que foi no livro Um bibliófilo aprendiz, do Rubens Borba de Moraes) que quem gosta de ler nunca vai ter uma biblioteca completamente lida, pois sempre vai comprar livros em quantidade maior do que consegue ler. Eu confesso que essa pergunta me irrita profundamente, pois quem pergunta tem uma visão deturpada da leitura, então quando eu respondo que não li, a pessoa passa a achar que sou maluca ou algo assim, pois para que ter tantos livros em casa se não li nem a metade? Como a pessoa questionadora não entende essa lógica que expliquei acima, tenho grande chances de passar a ser uma farsa no entendimento dela: de grande leitora para a impostora que quer parecer uma grande leitora.

3 - "Quantos livros você leu esse ano?" Minha resposta. Depois outra pergunta."Você só lê? Não sai de casa" Precisa explicar alguma coisa dessas perguntas? Eu até entendo o raciocínio de que quanto maior a quantidade de leitura, maior o tempo gasto para ler. Mas o raciocínio de que quem ler não faz outra coisa ou como já ouvi muitas vezes "não tem vida social" é um grande preconceito e demonstra uma visão limitada da vida e de mundo. Pode parecer uma crítica muito grande, mas acho que as pessoas precisam entender que o melhor para elas, não é o melhor para todo mundo. Tem gente que passa a madrugada toda jogando video game ou em uma "balada". Eu não consigo fazer nenhuma das duas coisas, mas posso ficar a noite toda lendo. Então, qual a diferença se em todas as 3 situações a pessoa está fazendo o que quer e o que gosta? Nunca vi ninguém ter preconceito com aquela pessoa que sai todo sábado para ir para a mesma balada e fazer a mesma coisa de sempre! Então, eu leio sim e vou vivendo: leio, estudo, trabalho, saio, namoro, converso, jogo cartas, ouço música, vejo filmes... Aliás, a leitura aprimora todas as outras partes de nossa vida, pois ajuda no desenvolvimento humano. O letramento literário é a principal preocupação da educação nos primeiros anos da pessoa na escola. Infelizmente, há muitas falhas nesse âmbito da educação brasileira - como em muitos outros.

4 - Eu não leio porque o livro é muito caro no Brasil. Infelizmente, o livro é caro sim. Mas, felizmente, não é preciso comprar um livro para poder lê-lo. Sim, as bibliotecas não são equipadas como deveriam ser e não há bibliotecas em todos os lugares que onde deveria ter; mas a pessoa que deseja ler, supera esses pormenores. Quando mais nova, eu não comprava livros, todos os que eu lia eram da biblioteca do Sesc do bairro ao lado do meu. Durante muito tempo só li livros de lá. Com o tempo e com o trabalho, passei a comprar meus livros. Mas não comprá-los não me impediu de ler. Sei que a realidade do Brasil é diferente e discrepante de lugar para lugar, então há pessoas que não possuem como comprar livros ou frequentar uma biblioteca, algumas não tem nem onde estudar. Essa é uma realidade que deve ser mudada, ponto. Mas há pessoas ao nosso lado que possuem essa frase como pensamento e justificada para a falta de leitura. É importante entender que para uma pessoa não gostar (ou dizer não gostar) de ler (assim para todas as outras coisas) há motivos psicológicos, culturais, educativos, econômicos e outros desse tipo de ordens que contribuem para essa situação, juntos ou separados. A leitura é um hábito, não se trata de gostar ou não gostar. Claro que há preferências, mas, também não lembro onde li, o ser humano tem em sua natureza a busca por conhecimento, por saber mais, por se aprimorar, então, não há como não gostar de ler. É tudo uma questão de hábito...



Quando ouço algumas dessas expressões ou outras coisas do tipo, tento dizer o que penso e explicar a forma correta (algumas coisas não tem como considerar certo ou errado, variam de pessoa para pessoa, mas frases como a que se refere ao romance posso dizer sem medo que é errada e o que é o certo) porém é preciso atentar justamente para a subjetividade e para o julgamento que podemos vir a fazer da pessoa. Todos nós possuimos realidades de vida diferentes, então acho que devemos tomar cuidado para não criarmos esteriótipos, afinal, todos nós somos passíveis de mudanças, se você lê e uma pessoa diz algumas dessas expressões para você, de acordo com a sua resposta, ela pode até começar a ler ou cimentar a opinião errônea que tem sobre os leitores. Então, se nós somos uma minoria (minoria mesmo) da população que tem um pouco mais de acesso à leitura, devemos ter a preocupação e o tato de disseminar de forma desprovida de preconceitos as informações que possuímos.

6 comentários:

  1. Nossa muito bem abordado seus tópicos...

    e assim msm para quem não tem 'tempo' de ler.. é muito fácil de incluir a leitura em uns pontos meio 'cegos' do nosso cotidiano.. tento fazer isso.. Intervalo de almoço, ida e volta do trabalho dentro do metrô, aguardando o metrô passar, aguardando o ônibus chegar, aguardando o sinal ficar vermelho.. aaahauahua nossa tem tantas opções.. e engraçado q eu realmente nem saio muito de casa, mas qdo estou em casa eu nem leio muito.. eu faço isso mais qdo estou na rua.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post. Fantástico!! Já faz muito tempo que quero fazer um parecido, pq não aguento mais esse tipo de gente sem cultura que vive me criticando: "Olha ela lendo de novo!", "Vc só faz isso na vida?", "Vc vai ficar cega!", "Eu odeio ler, pq vc acha isso tão interessante?". Odeio isso! Ás vezes até procuro não ler na frente dessas pessoas para não ter que ouvir suas críticas sem sentido. Mas estamos aqui para nos unir né contra esse tipo de pessoa. Ficou muito bom mesmo Adriana, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É Dri, você toda a razão, já ouvi tudo isso que você descreveu no blog. E também que leio para me esconder do mundo, da realidade, que a realidade é melhor do que o mundo conto de fadas dos livros. Infelizmente a gente tem que ouvir esse tipo de coisa o tempo todo. Eu gosto de sair e nem por isso deixo de ler meus livros, eu não preciso estar fora de casa o tempo todo, eu posso ler no ônibus, na hora do meu almoço, enfim, só não lê quem não está a fim mesmo, quem não foi tocado pelo gosto da leitura. fico triste todas as vezes em que ouço esses tipo de comentários. O bom é que vejo que não acontece só comigo. É claro que é triste ver que livro no Brasil é uma coisa caríssima, mas há dez anos atrás eu pegava livros em bibliotecas, coisa que eram muito mais inacessíveis do que nos dias de hoje, e, mesmo assim, lá estava eu, todos os sábados lá no centro para trocar os livros... Hoje, eu trabalho, compro meus livros e recebo critica do tipo, "você só gasta com livros, deveria comprar mais roupas e pensar em comprar um carro, tanta inteligência não te levará a lugar algum", é complicado. Gostei muito do seu texto, ele exprimiu coisas que tem muito a ver coma vida de todos nós, leitores... E aí que a gente tem mais livro do que lê?? Que possamos viver duzentos anos, assim leremos tudoooooo. rs

    ResponderExcluir
  4. Dri, amei este post! Concordo 100% com tudo que vc escreveu... Já me incomodou mto estas observações que as pessoas costumam fazer por conta da minha paixão pelos livros, mas hoje já não me importo. Porém vc está certa qdo diz que a nossa resposta para estas indagações pode mudar opiniões.
    Outra coisa que me irrita é o preconceito com livros de romance (seja de aventura, ficção científica, ficção romântica...), pois algumas pessoas acham que se você não está carregando um livro didático, sua leitura não serve para nada além de uma perda de tempo... E, é claro, que eu não concordo com isto.
    Também não gosto da desculpa "eu não leio pq é mto caro o livro no Brasil" e tb não aceito a desculpa de que "eu não leio, pois não tenho tempo, minha vida é tão corrida...", tudo papo furado! Quem gosta, arranja tempo, nem que seja cinco minutinhos antes de dormir, ou no ônibus, na fila do banco, enfim, não há desculpa.
    E, bem... Leio, sim, e vou vivendo...! Vou a festas, cinema, teatro, saio com os amigos, vou a churrasco com a família, viajo, namoro, ou seja, não sou nenhuma anormal por amar tanto a leitura.

    ResponderExcluir
  5. "Anomalias", rs:

    "Nossa, que livro grosso, você vai ler isso tudo?"

    Isso a pessoa comenta mesmo me vendo embebida no livro, poxa, ela não ver que eu estou lendo, ou ela acha aque eu estou só de paisagem. mesmo assim eu respondo educadamente: Vou né!
    E ela acrescenta: __karak, isso tudo?
    Eu balanço a cabeça afirmativamente.
    Ela ainda não se dar por vencida e ainda diz:
    __Pois tu é muito louca.
    Eu sou louca por que eu leio livros grossos? Quer dizer que se fosse um fino eu não seria?
    Há uma pedra!!! rs... sem a menor paciência com esse povo...

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Achei seu blog hoje e já posso dizer que gostei muito. Excelente post!
    Você tem razão em tudo o que disse, eu também não aguento mais escutar perguntas desse tipo, parece até que ler muitos livros, ter livros que ainda não leu ou ler livros grossos é coisa de louco, mas pelo contrário, acho que ler é a melhor coisa que existe e fico feliz em saber que existem pessoas que gostam de ler tanto quanto eu.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.