domingo, 22 de fevereiro de 2009

Os meninos da Rua Paulo


"Com mais de um milhão de leitores e oitocentas reimpressões só no Brasil, 'Os Meninos da Rua Paulo' é o clássico por excelência; pelo caráter universal e pela alta qualidade literária, mantém-se capaz de atingir um vasto público ao longo de décadas. A história dos garotos que defendem o "sagrado grund", um pedaço de terra que serve de palco para as brincadeiras, projetou o húngaro Ferenc Molnár na literatura mundial, tornou-se um best-seller e

A sociedade do Betume é uma micro-sociedade que reflete todos os sentimentos e contrariedades da grande sociedade: traição, solidariedade, honra e amizade.

O livro possui uma versão cinematográfica, de 1969.
inspirou cineastas por todo o mundo - das adaptações para o cinema, a mais conhecida é de Zóltan Fábri (1969). Está para nascer uma geração que não se identifique com o espírito de amizade e união presente no livro. Os garotos da Sociedade do Betume tinham duas importantes tarefas: manter o betume - símbolo da sociedade - sempre molhado, por meio da mastigação, e defender o grund, quartel general onde jogavam péla. Eis que os camisas-vermelhas, desterrados e, conseqüentemente, impedidos de jogar péla, declaram guerra à Sociedade e decidem tomar-lhe o grund. Do líder Boka ao soldado raso Nemcsek, a Sociedade do Betume se organiza para a grande batalha de Budapeste do começo do século. O que era brincadeira de criança transformou-se num belo retrato da infância."
Fonte: Livraria Travessa

3 comentários:

  1. Adriana, seu blog é uma dádiva para nós, leitores compulsivos :)
    Estou seguindo, certo? :**

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruna! Muito obrigada! Que bom que está gostando. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros mais marcantes que eu já li.

    ResponderExcluir

Olá!

Muito obrigada por visitar o blog.
Espero que você tenha gostado.
O seu comentário será muito bem-vindo.