domingo, 15 de março de 2009

Adaptações cinematográficas

Lista interessante (e útil) com diversos livros que foram adaptados para o cinema, publicada pela Folha Online. Como é de 2001, está defasada, além de estar incompleta. Podemos incluir na lista O poderoso chefão, A sangue frio, que deu origem ao filme Capote, Grandes esperanças, mais recentemente Crepúsculo e por aí vai. Se você lembrar de alguma outra adaptação que não está aqui, deixe registrado em um comentário.
2001 - Uma Odisséia no Espaço" - explica o filme que saiu da história de Arthur C. Clarke: www.kubrick2001.com

"A.I. - Inteligência Artificial" - site do filme baseado em conto futurista de Brian Aldiss: www.aimovie.com

domingo, 8 de março de 2009

A casa de papel


Os livros são perigosos: mudam o destino das pessoas. Um professor de literatura hispânica da Univesidade de Cambrigde descobre isso quando sua colega, Bluma Lennon, é atropelada por um carro numa esquina de Soho enquanto lê um poema de Emily Dickinson. Dias mais tarde, o protagonista e narrador desta curiosa história recebe vindo do Uruguai um exemplar de A linha da sombra de Joseph Conrad, endereçado à finada Bluma, salpicado de cimento.

A indagação sobre sua procedência se transforma numa viagem ao mundo da leitura, dos seus aspectos mais sofisticados até os mais rudimentares. Desse modo, arrastados a lugares remotos, encontramos com a sombra da loucura quixotesca; finalmente o leitor comprovará que as pessoas também mudam o destino dos livros. Em suas quatro viagens do hemisfério norte ao sul, o curioso exemplar revela uma verdade oculta, aterradora e essencial que nos mostra o amor desmedido pelas bibliotecas e pela literatura.


*********************


Sem sombra de dúvidas um livro que merece várias releituras: escondidas nas frases simples, estão reflexões profundas e, na curta narração, uma história carregada de sentimentos complexos.

O livro é pequeno, menos de 100 páginas. Narrado em primeira pessoa e traz várias digressões sobre o amor das pessoas com os livros, amor que pode levar à loucura.

A casa de papel, Carlos María Domínguez. São Paulo: Francis, 2006. 98 páginas